5 maneiras de aliviar a artrite do animal de estimação
Autora:

5 maneiras de aliviar a artrite do animal de estimação

Não há cura para a artrite, mas a artrite em animais de estimação pode ser controlada.

5 maneiras de aliviar a artrite do animal de estimação

Cerca de 30% dos gatos e cães são afetados pela artrite. Vamos discutir como podemos ajudá-los. Por favor, lembre-se, a artrite não pode ser presumida, tem que ser provada (os raios X são um bom caminho).

Dar medicamentos ao seu animal de estimação só porque alguém "pensa" que ele é afetado pela artrite não é apropriado. Não há cura para a artrite, mas a artrite em animais de estimação pode ser controlada.

5 maneiras de aliviar a dor da artrite

1. Perda de peso ou controle de peso

Carregar peso extra é especialmente difícil em articulações com artrite. Perder peso pode ser difícil. Seu veterinário pode ajudar seu animal a perder peso (com perda de peso) ou manter o peso (com uma dieta “leve”). Um estudo de pesquisa clássico mostrou que "em cães com excesso de peso, a perda de peso sozinha pode melhorar a claudicação".

É importante lembrar que as pernas dianteiras suportam 60% do peso, enquanto as pernas traseiras suportam 40%. Portanto, a perda de peso é ainda mais importante com artrite nas pernas da frente (ombro, cotovelo ou punho).

Você também pode gostar:

2. Dieta

Uma vez que seu animal de estimação tenha um peso ideal, você pode mudar para uma dieta de artrite. Essas dietas são tipicamente enriquecidas em glicosamina, antioxidantes (como vitaminas C e E) e ácidos graxos ômega-3 (óleo de peixe).

Tais dietas são perfeitamente equilibradas, isto é, possuem todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários, para que os animais de estimção possam ser alimentados por toda a vida.

No entanto, as dietas podem não ser apropriadas para um animal de estimação em crescimento, por isso devem ser usadas ​​apenas em adultos.

3. Suplementos conjuntos

Porque nunca há glucosamina suficiente em qualquer alimento para animais, é importante dar um suplemento com glucosamina por via oral. Eles normalmente também contêm sulfato de condroitina e, às vezes, um suplemento chamado MSM. Outros suplementos podem ser injetados pelo veterinário da sua família.

4. Exercício controlado

A falta de atividade leva à perda muscular e a uma redução na amplitude de movimento das articulações.

Complemente a sua leitura:

Apesar do desconforto, é muito importante continuar exercitando. Geralmente, as caminhadas mais lentas são ideais. Você pode aumentar progressivamente sua duração. Por exemplo, comece com 5 minutos 2 a 3 vezes por dia durante uma semana, depois aumente 5 minutos por semana. Essas caminhadas ajudam a manter os músculos fortes e as articulações flexíveis.

A natação supervisionada é outra ótima maneira de proporcionar exercícios de baixo impacto, contanto que seu cão não tenha dificuldades para entrar ou sair da água. Incentivar o exercício em um gato pode ser um desafio, mas alguns proprietários são capazes de treinar seu gato para andar na coleira.

5. Fisioterapia 

Feito em casa ou em um centro de fisioterapia, a fisioterapia pode fazer uma diferença dramática. A maioria dos fisioterapeutas de cães (oficialmente chamados de praticantes de reabilitação) realizará alguns exercícios que só podem ser feitos em suas instalações, como caminhar em uma esteira submarina, e mostrar exercícios para você fazer em casa. A fisioterapia começa com um "aquecimento" para o seu cão.

Se você já precisou de fisioterapia, pode apreciar a diferença que pode causar na vida de seu animal de estimação. 

Saiba mais sobre: Artrite

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "5 maneiras de aliviar a artrite do animal de estimação" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.