5 sinais de velhice em gatos
Autora:

5 sinais de velhice em gatos

Na verdade, um gato já é considerado mais velho quando atinge a idade de 7 anos. Como acontece com os humanos, uma vez que um gato atinge essa idade, sua saúde começa a mostrar sinais.

5 sinais de velhice em gatos

Gatos são criaturas incríveis: mesmo que os anos passem, eles parecem ter bebido da fonte da eterna juventude. No entanto, apesar de sempre parecerem jovens e brilhantes, os gatos envelhecem como qualquer outro ser vivo. Embora não nos percebemos, os gatos envelhecem mais rapidamente do que os outros animais.

Na verdade, um gato já é considerado mais velho quando atinge a idade de 7 anos. Como acontece com os humanos, uma vez que um gato atinge essa idade, sua saúde começa a mostrar sinais de decadência e envelhecimento. Como companheiros humanos para os nossos animais de estimação, é importante saber quando esta fase começa, de modo a tomar medidas adequadas e fornecer o melhor estilo de vida para o seu animal de estimação.

5 sinais de velhice em gatos

1- Ficar grisalho

Não espere que o seu gato se transforme de preto para branco, mas saiba que os gatos também ficam grisalhos. Este sinal da velhice marca o envelhecimento da pele.

Embora a pele do seu gato não mude necessariamente completamente, você notará cabelos grisalhos na área da boca do gato e perto de suas sobrancelhas e nariz. Cabelos grisalhos ou brancos também começarão a aparecer nas pernas e nas costas.

Você também pode gostar:

2- Perda de sentido

A perda auditiva não acontece em todos os gatos durante a velhice, mas é muito comum. Se você chamar o seu gato várias vezes e isso não acontecer com a velocidade normal, pode ser que a audição não seja tão boa quanto costumava ser. Existem diferentes graus de surdez: em alguns gatos, apenas um pequeno grau é notado. Outros gatos idosos podem ficar completamente surdos.

Se você notar quaisquer mudanças importantes nos sentidos e comportamento do seu gato, será necessário ir ao veterinário para descartar a presença de algum outro problema de saúde mais grave.

O mesmo acontece com a perda da visão e do olfato. A decadência dos sentidos do seu animal de estimação trará um déficit de atenção, e ele pode começar a apresentar alguma falta de jeito seus movimentos e mudanças manifestas em seu humor, por isso pode ser um pouco irritável.

3- Mudanças nos hábitos alimentares e peso

À medida que seu gato fica mais velho, você verá que ele come mais devagar do que antes ou que come menos do que costumava comer: sua alimentação anterior e voraz desaparecerá. Isso acontece porque ao longo do tempo o sistema digestivo funciona mais lentamente, o que também pode trazer problemas de constipação. Como a digestão se torna mais lenta e mais difícil, o seu gato também pode perder peso. Se você notar este sinal de velhice em seu gato, você deve mudar suas porções de comida e reestruturar sua dieta.

Por outro lado, como os gatos idosos são menos ativos, eles podem facilmente ganhar peso e até se tornarem obesos. Mudanças físicas são muito relativas. A situação pode se tornar complicada se você não atender a esses sinais, como também pode ser uma manifestação de diabetes. Um sintoma comum de diabetes em gatos é comer durante todo o dia e constantemente beber água: se você perceber, levar ao veterinário o mais rápido possível.

Complemente a sua leitura:

O seu veterinário pode orientar com dicas e exercícios físicos para gatos obesos.

4- Lentidão do movimento

Seu gato não é tão agitado e ativo como costumava ser? Isso pode ser porque está envelhecendo. Quando envelhecem, os gatos ficam mais preguiçosos: preferem dormir o dia inteiro em vez de perseguir um rato. Também será mais difícil mover e executar os movimentos contorcionistas que ele fazia antes. Ele continuará tocando, mas com menos intensidade, e ficará entediado mais rápido.

Um gato mais velho andará mais rigidamente e com menos fluidez, o que pode indicar que tem um problema articular ou muscular, especialmente na área dos quadris e das patas traseiras. Estes são todos os sinais típicos da velhice.

5- Problemas de dente

Os dentes dos gatos mais velhos são enfraquecidos com a idade. Eles podem ser mais sensíveis, e se eles têm uma tendência para o tártaro isso pode acelerar os problemas de gengivite ou gengivoestomatite herpética, isto é, inflamação geral das gengivas.

Como os humanos, alguns gatos podem até perder os dentes, o que dificulta o processo de comer. Para ajudar o seu gato, você deve substituir o seu alimento seco normal por um mais natural e considerar ir ao veterinário para uma rotina completa de higiene dental. Você notará sinais de que algo está errado com os dentes do seu gato enquanto os limpa.

Lembre-se que os gatos mais velhos precisam de mais cuidados do que os gatos adultos e um interesse especial em sua dieta e saúde. 

Saiba mais sobre: Envelhecimento

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "5 sinais de velhice em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.