Cirurgia para testículo não descendente em gatos machos
Autora:

Cirurgia para testículo não descendente em gatos machos

O criptorquidismo é o termo médico para um testículo não descendente. Se o testículo do gato não tiver descido até a idade de 9 meses, é improvável que aconteça.

Cirurgia para testículo não descendente em gatos machos

No momento em que a maioria dos gatinhos machos atingem a idade de 2 meses, ambos os testículos descem para o escroto.

Às vezes, um ou ambos os testículos nunca descem, estes são testículos não descendentes. Isso torna a cirurgia neutra um pouco mais complicada.

Criptorquidismo

O criptorquidismo é o termo médico para um testículo não descendente. Se o testículo do gato não tiver descido até a idade de 9 meses, é improvável que aconteça. Não há medicação ou procedimento eficaz para fazer o testículo descer. Se o gato tiver um testículo descendente, ele ainda pode se reproduzir.

Você também pode gostar:

Se ambos ficam dentro do abdômen, ele é estéril, mas isso não significa que ele não vai querer se reproduzir. Apesar de seu criptorquidismo, ele provavelmente exibirá todo o comportamento encantador do típico gato, como a pulverização, a luta e a torção. Existe o risco de um testículo não descendente se tornar cancerígeno.

Diagnóstico

Seu veterinário faz o diagnóstico sentindo o escroto pela presença de testículos e fazendo isso um exame de sangue para medir os níveis de testosterona do gato. Se ele tiver um testículo descendente, ele será removido por esterilização convencional, mas o não desejado ainda requer cirurgia adicional.

Cirurgia neutra

Não se preocupe muito com o seu pequeno gato. Mesmo que a cirurgia para um gato criptorquídeo não seja tão simples como a castração básica. Como a cirurgia é feita depende de onde esse testículo não descendente está localizado.

Complemente a sua leitura:

Se estiver na virilha, seu veterinário simplesmente abre a pele e remove, resultando em uma pequena incisão. Se estiver no abdômen, é necessária uma cirurgia abdominal. Felizmente, a maioria dos testículos não descendentes chegam até a virilha, mesmo que não o façam todo o caminho.

Recuperação

Se o seu gato tiver que fazer a cirurgia abdominal, ele vai ter mais tempo para se recuperar do que se ele tivesse feito uma castração normal. Ele provavelmente vai voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. Demoram algumas semanas antes do gato estar de volta no ritmo normal das coisas.

Seu veterinário pode recomendar que ele use um “colar elizabetano", o que pode parecer acrescentar insulto à lesão, mas é realmente para o seu próprio bem. O “colar elizabetano" impede o gato de lamber ou morder os pontos. Não ria do seu gato quando ele usa este colar e se abstenha de tirar fotos.

Saiba mais sobre: Qualidade de Vida

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cirurgia para testículo não descendente em gatos machos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.