Cistos mamários em cães
Autora:

Cistos mamários em cães

Os cistos mamários podem afetar qualquer idade ou raça de cão, embora sejam mais comumente vistos em cães de meia idade para fêmeas mais velhas.

Cistos mamários em cães

Muito parecido com as mulheres, seu cão fêmea pode ser afetado por uma variedade de doenças da mama ou tecido mamário. Estas doenças incluem infecção, inflamação, crescimentos benignos ou câncer maligno de uma ou mais glândulas mamárias. Também conhecida como doença fibrocística, os cistos mamários benignos resultam quando os ductos da glândula mamária são expandidos e se enchem de fluido, causando  o aparecimento de massas ou nódulos em uma ou mais glândulas mamárias. Desde que diversas destas doenças podem causar protuberâncias similares, é importante diferenciar esta condição benigna das circunstâncias mais sérias que podem afetar as glândulas mamária.

Os tumores benignos e malignos das glândulas mamárias ocorrem com bastante frequência em cães fêmeas não castradas na verdade eles são o tipo mais comum de tumor no grupo. A castração pode reduzir em grande parte o risco de desenvolver este tipo de câncer, especialmente se o cão é castrado antes que ela tenha uma oportunidade de entrar em calor. Existem dois tipos principais de tumores mamários de mama glândula, cada um com vários subtipos de crescimento tumoral.

Você também pode gostar:

Cistos mamários em cães

Os cistos mamários podem afetar qualquer idade ou raça de cão, embora sejam mais comumente vistos em cães de meia idade para fêmeas mais velhas.

Os cães com cistos mamários podem ter pequenos nódulos levantados em uma ou mais glândulas mamária, ou podem ter as massas lisas.

A pele sobre o cisto pode parecer azulada, ganhando esta condição o apelido "cistos cúpula azul". Se os cistos se tornam grandes o suficiente, eles podem romper, liberando um fluído esverdeado ou marrom claro.

É possível que os cistos rompidos se tornem inflamados ou mesmo infectados, o que pode requerer avaliação e tratamento pelo seu veterinário.

Causas dos cistos mamários

O desenvolvimento de cistos mamários é muitas vezes relacionado com os níveis de hormônio natural no corpo, e, portanto, os cistos podem aparecer ou regredir dependendo da fase do seu cão estral (calor) ciclo.

Os cistos aparecem frequentemente e crescem rapidamente (possivelmente ao ponto da ruptura) durante o tempo que seu cão está no calor, e então pode regredir.

Nem todos os cistos mamários aparecem por causa do ciclo de calor, e, portanto, não pode regredir com as fases do ciclo. Cistos mamários também são frequentemente diagnosticados em cães que recebem hormônios artificiais para suprimir seus ciclos de calor, particularmente o hormônio medroxiprogesterona (Provera).

Diagnóstico dos cistos mamários

Complemente a sua leitura:

Embora a examinação do tecido mamário afetado possa mostrar as lesões consistentes com os cistos mamários, a única maneira de confirmar o diagnóstico é pela biópsia.

Os cistos podem se assemelhar a outras condições mamárias benignas ou malignas, por isso é importante diferenciá-los de uma condição potencialmente mais grave.

Cistos mamários e tumores são freqüentemente encontrados juntos, por isso, se o seu cão é diagnosticado com cistos, ela também deve ser avaliada para a presença de câncer mamário.

Tratamento dos cistos mamários

Cistos mamários são benignos e, portanto, o tratamento pode não ser necessário. Entretanto, é desconhecido se a presença de cistos faz seu cão ser mais provável de desenvolver o câncer do tecido mamário, assim que seu veterinário pode sugerir a remoção dos cistos para assegurar-se de que nenhumas das lesões se tornem cancerosas.

Se o seu cão desenvolve cistos que crescem e, em seguida, regredir com base em seu ciclo de calor, considere a castração para eliminar a influência hormonal. Em geral, o tratamento bem-sucedido desta doença resulta em um excelente prognóstico e sem efeitos de saúde a longo prazo.

Saiba mais sobre: cistos

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cistos mamários em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.