Cistos sebáceos em gatos ou cães
Autora:

Cistos sebáceos em gatos ou cães

Todos os cães e gatos podem ter cistos sebáceos, sejam de raça pura ou não. Os cistos sebáceos parecem pequenas protuberâncias fechadas.

Cistos sebáceos em gatos ou cães

Um cisto sebáceo pode se desenvolver quando um folículo capilar ou o poro da pele fica bloqueado por sujeira, detritos ou tecido cicatricial, ou como resultado de uma infecção. Nossos animais de estimação, como nós, têm glândulas de óleo microscópicas que produzem sebo. Essas glândulas são chamadas de glândulas sebáceas. O sebo é o óleo que mantém o cabelo bonito e brilhante, mas às vezes esse óleo pode se tornar espesso e também entupir os poros da pele e os folículos pilosos.

Cistos sebáceos são basicamente espinhas muito grandes que são geralmente inofensivas para o seu animal de estimação. Se deixado sozinho, eles poderiam resolver sem tratamento, mas muitos tendem a recorrer. Todos os cães e gatos podem ter cistos sebáceos, sejam de raça pura ou não. Os cistos sebáceos parecem pequenas protuberâncias fechadas que ficam esbranquiçadas e são levantadas da pele. Quando tocados, eles causam a sensação de pequenos pedaços circulares ou ovais sob a pele.

O que é o cisto?

Cistos são espaços ocos dentro de tecidos que contêm um líquido ou um material solidificado; o conteúdo pode ser uma secreção corporal natural ou um produto de decomposição anormal. Ocasionalmente, os cistos se desenvolvem dentro de um nódulo canceroso. Os cistos não cancerosos incluem cistos verdadeiros, cistos foliculares, cistos dermoides e cistos falsos.

Cistos verdadeiros têm um revestimento secretor (uma membrana que reveste sua superfície interna e produz secreções). Muitas vezes, os cistos verdadeiros se formam nas glândulas como resultado de ductos bloqueados. Remoção completa ou destruição do revestimento pode ser necessária para evitar a recorrência de um verdadeiro cisto. Nos animais, um tipo comum de cisto verdadeiro é aquele que se forma nas glândulas sudoríparas.

Você também pode gostar:

Cistos foliculares são folículos pilosos dilatados contendo material de queijo fluido ou de cor escura. Eles estão predispostos a desenvolver uma infecção secundária (pioderma). Os cistos foliculares também são conhecidos como cistos epidermoides. Poros dilatados e comedões (cravos pretos) estão relacionados aos cistos foliculares, mas possuem grandes aberturas na superfície.

Cistos sebáceos preencher com sebo e desenvolver dentro e em torno de glândulas sebáceas que estão associadas com folículos pilosos. Esses cistos comuns também são propensos a infecções secundárias.

Os cistos dermoides são cistos congênitos complexos. Cistos falsos são estruturas cheias de fluido que não contêm um revestimento secretor.

Cistos falsos podem ser formados por hemorragia ou trauma que leva à morte do tecido; o fluido dentro deles se desenvolve quando o tecido morto se liquefaz.

Qual é a causa?

Comedões e cistos foliculares são problemas secundários que ocorrem devido a lesão local, bloqueio da abertura do poro ou do folículo, danos mecânicos ou de "ponto de pressão", dano por radiação solar ou inatividade folicular (por exemplo, pelado mexicano e de crista chinesa). Alguns seguem o tratamento com drogas como os glicocorticoides ("esteroides"). Outros podem se formar devido à falta de secreções oleosas em doenças como a adenite sebácea. Existe uma predisposição hereditária para cistos, como em raças como Schnauzers e Yorkshire terriers.

Comedões no esterno e outros pontos de pressão não são incomuns em cães com casacos finos e pouca gordura corporal. Cistos foliculares múltiplos e recorrentes podem se desenvolver nas cabeças de cães jovens. Os boxeadores têm predileção por esses cistos, mas também são vistos em outras raças.

Os cistos dermoides ao longo da linha média se desenvolvem durante o crescimento embrionário e ocorrem porque a epiderme não consegue fechar adequadamente; O resultado dessa anormalidade de desenvolvimento é que as ilhas isoladas do tecido epidérmico externo ficam presas dentro do tecido mais profundo. Os cistos dermoides ocorrem com mais frequência no cão Rhodesian Ridgeback (leão-da-rodésia).

Complemente a sua leitura:

Cistos falsos devido a hemorragia ou trauma são comuns no flanco. Alguns são reações idiossincráticas às injeções.

Sintomas

Se o seu animal de estimação tiver um cisto sebáceo, você notará uma elevação na pele. O cisto sebáceo em cães e gatos pode parecer branco ou ligeiramente azulado. Se o cisto sebáceo explodir, ele irá emitir uma descarga branca acinzentada, acastanhada ou parecida com queijo cottage. Esses cistos geralmente se desenvolvem na cabeça, pescoço, tronco ou coxas em gatos e cães.

Diagnóstico / Tratamento

Embora os cistos sebáceos sejam benignos, eles podem ser difíceis de distinguir de outros caroços e inchaços que poderiam ser cancerosos. Em situações em que seu veterinário pode estar preocupado com o cisto, ele pode recomendar uma punção aspirativa com agulha fina do cisto para identificar seu conteúdo ou mesmo a remoção cirúrgica e outros diagnósticos, como a biópsia. Às vezes, a terapia conservadora com antibióticos, medicamentos anti-inflamatórios ou outros medicamentos podem ser recomendados. Outras indicações para a remoção do cisto incluem infecção, inflamação ou ruptura do conteúdo, que pode estar associada a uma quantidade significativa de sangramento e descarga semelhante a pus.

Prevenção

Cuidar da pele e da pelagem do seu animal de estimação, conforme recomendado pelo seu veterinário, pode ajudar a reduzir as chances de formação de cistos sebáceos em gatos e cães. Certifique-se de discutir o cuidado de pele / pelagem certa para o seu animal de estimação; o excesso de banho pode ser tão problemático quanto não tomar banho o suficiente, e todas as raças de cães e gatos diferem.

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário - eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: Cisto

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cistos sebáceos em gatos ou cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.