O que é coccidiose?
A coccidiose é uma infecção do trato intestinal causada por um organismo unicelular ou protozoário denominado coccídio. Em gatos e cães, a maioria dos coccídios é do gênero chamado Isospora. Isospora felis e Isospora rivolta são as espécies mais comuns de coccídios encontrados em gatos. Coccidia não são vermes intestinais parasitas. Eles são parasitas microscópicos que vivem dentro das células do revestimento intestinal. Porque eles vivem no trato intestinal e comumente causam diarreia, eles são freqüentemente confundidos com vermes.
Coccidiose em gatos
A coccidiose é um tipo de infecção parasitária causada pelo parasita Coccidia. Comumente causa diarreia aquosa e muco nos animais. Se não for tratada, com o tempo, pode causar danos ao revestimento do trato intestinal de um gato. Com tratamento adequado e imediato, o prognóstico é bom.
A coccidiose em gatos é uma doença causada pelas minúsculas pragas monocelulares, os coccídios. Esses parasitas podem viver na parede dos intestinos do seu gato. Eles são mais comuns em gatinhos, mas também podem infectar gatos e cães mais velhos. Nossos amigos felinos podem ser infectados compartilhando uma panela de lixo ou ingerindo coisas em um ambiente que está contaminado com fezes infectadas por coccídios.
Quais são os sinais clínicos de coccidiose?
"Em gatinhos e gatos adultos debilitados, a coccidiose pode causar diarreia aguada, desidratação, desconforto abdominal e vômitos."
A maioria dos gatos infectados com coccidia não tem diarreia ou qualquer outro sinal clínico. Quando os ovos ou oocistos são encontrados nas fezes de um gato sem diarreia, eles são geralmente considerados um achado transitório e insignificante. No entanto, em gatinhos e gatos adultos debilitados, a coccidiose pode causar diarreia aguada, desidratação, desconforto abdominal e vômitos. Em casos graves, a morte pode ocorrer.
Sintomas
Se o seu gato estiver infectado com coccidia, os sintomas podem variar. Nos gatos adultos, pode não haver sinais de infecção, enquanto nos gatinhos os sintomas podem ser mais graves. O sintoma mais comum é a diarreia; em situações severas, a diarreia pode ser acompanhada de sangue nas fezes.
Tipos de coccidium que infectam gatos:
- Isospora felis; Isospora rivolta
- Sarcocystis
- Toxoplasma gondii (note que esta infecção coccidial tem propriedades zoonóticas)
- Hepatozoon - transmitido pela ingestão do carrapato marrom
Causas
Estar em um ambiente com outros animais infectados é a causa mais comum dessa infecção. Tipicamente, ele é transmitido através da matéria fecal, mas alguns tipos também podem se disseminar por meio da ingestão de hospedeiros intermediários, como ratos, camundongos e aves. Ainda assim, é mais comumente contratado de um gato pai para sua ninhada devido à proximidade das fezes e a tendência dos filhotes de comer itens não-familiares e explorar. A infecção por coccidiose é um perigo particular para os gatinhos, já que seus sistemas imunológicos ainda são subdesenvolvidos.
Diagnóstico / Tratamento
A boa notícia é que a coccidiose em gatos é uma condição muito tratável. Os parasitas coccídios são frequentemente identificados microscopicamente nas fezes do seu gato. Como essas pequenas pragas não são visíveis a olho nu, seu veterinário pode recomendar o tratamento para a coccidiose em gatos, mesmo que o parasita não seja encontrado nas fezes do seu gato. Além disso, se o seu gatinho é atormentado com diarreia como um efeito colateral da infecção coccidiose, o seu veterinário pode recomendar cuidados de suporte para obter a diarreia sob controle.
O tratamento para coccídios geralmente inclui antibióticos orais chamados sulfonamidas, que controlam os parasitas que causam danos no trato digestivo do seu gato. Depois de tudo recomendações do seu veterinário sobre a administração de medicamentos é muito importante para tratar eficazmente o seu animal de estimação para a coccidiose.
Prevenção
Você pode ajudar a prevenir uma infecção por coccidia, mantendo o seu quintal limpo de fezes e reduzindo a exposição do seu animal a possíveis fezes infectadas. Manter a caixa de areia do seu gato limpa é importante, especialmente se você tiver vários gatos. Se você adotar um novo gatinho, tenha uma amostra fecal examinada imediatamente para descartar uma infecção parasitária e mantenha os animais infectados longe daqueles que não são.