Se o seu cão parece hiperativo, ou excessivamente animado, o problema provavelmente decorre do tédio e da falta de estímulo. Então, para resolver o problema, você tem que avaliar a forma como você está interagindo com seu cão e o tipo de atividade que seu cão recebe diariamente.
Muitos cães são caracterizados como "alta energia", seja com base em sua raça ou apenas em seu próprio temperamento. Um cão energético pode precisar de tempo extra em caminhadas ou algumas rodadas adicionais de captura no parque de cães. Um cão hiperativo, no entanto, não é apenas um animal de estimação que precisa gastar um pouco mais de energia. Cães hiperativos realmente têm dificuldade em se acalmar, parecem precisar de mais atividade física do que qualquer dono pode dar, e podem ter dificuldade em aprender comandos simples.
Embora a hiperatividade de um cão possa ser frustrante, existem muitas estratégias para os donos tentarem.
Aqui estão algumas técnicas simples que você pode tentar em casa para acalmar seu cão hiperativo.
Ignore o comportamento do hipercão
Cachorros procuram atenção de você. Ao prestar atenção ao hipercão durante as explosões, você está reforçando o próprio comportamento de problema sinuoso que você está tentando eliminar. Da próxima vez que seu cão estiver pulando ou beliscando você de uma maneira superanimada, dê-lhe uma chance - sem toque, sem conversa, sem contato visual - e veja como você se sai. Você pode se surpreender com a rapidez com que o cachorro se acomoda.
Você também pode gostar:
Dê um emprego ao seu cachorro
Ter uma tarefa para se concentrar pode ajudar tremendamente. A hiperatividade em cães pode vir de necessidades psicológicas tão facilmente quanto pode a partir de necessidades físicas. Ao dar ao seu cão um trabalho para fazer, você está removendo seu comportamento hiperativo de cachorro e está redirecionando sua energia para outro lugar. Por exemplo, ter seu cão usando uma mochila com peso extra manterá seu cão focado em carregar em vez de se distrair com esquilos e outras coisas.
Vá para um passeio de cachorro para redirecionar a alta energia do cão
Se o seu cão tem muita energia acumulada, uma caminhada de cachorro realmente vigorosa é outra excelente maneira de redirecioná-lo para onde você quer que ele vá. Uma vez que você tenha queimado essa energia extra, seu cão deve estar agradavelmente exausto e muito cansado para saltar e morder. Sem essa frustração, ele vai achar muito mais fácil relaxar.
Verifique sua própria energia
Seu cachorro é seu espelho. Qualquer energia que você projetar, ele refletirá de volta. Você está em um estado de espírito calmo e assertivo? Você está projetando uma energia líder de pacote confiante? Você está estressado por causa de uma discussão, ou sobrecarregado com as preocupações da semana de trabalho? Humores nervosos ou ansiosos podem se traduzir em linguagem corporal nervosa ou ansiosa ou tons de voz, e podem afetar a energia do seu cão. Então seja o líder do bando e fique em sintonia com sua energia.
Considere sua própria energia
Sabemos que nossos animais de estimação são sensíveis aos nossos altos e baixos emocionais. Quantas vezes seu cachorro veio para confortá-lo em um momento de tristeza? Se o seu cão parece especialmente ansioso, excessivamente sensível e/ou hiperativo, também vale a pena considerar seu próprio estado mental.
Complemente a sua leitura:
Está alimentando as tendências problemáticas do seu cão? Acalmar-se provavelmente não fará a hiperatividade do seu cão desaparecer completamente, mas é um bom ponto de partida para deixá-los ambos em um melhor humor.
Mudanças na dieta
As evidências ainda não estão completamente claras de que há uma correlação entre problemas de dieta e ansiedade, então discuta isso com seu veterinário. No mínimo, melhorar a dieta do seu cão pode esclarecer quaisquer problemas digestivos que possam aumentar sua sensibilidade.
Experimente a aromaterapia
Não se esqueça que os cães experimentam o mundo principalmente pelo cheiro! Assim como o cheiro de lavanda é dito para relaxar os seres humanos, um cheiro calmante também pode ter um efeito muito calmante em seu animal de estimação. Converse com seu veterinário ou consulte um profissional holístico para descobrir quais cheiros podem funcionar para o seu cão e quais métodos de dispersão são os mais seguros para ele.
Um impulso natural
Alguns treinadores e donos de cães juram por feromônio, como DAP (feromônio apaziguador de cães), que pode ajudar a acalmar um hiper cão. Outros experimentam óleos essenciais e outros remédios à base de ervas. Há novos probióticos calmantes no mercado. Descobrimos que suplementos com vitaminas B, extratos de chá verde, colostro e caseína de leite ajudaram muitos de nossos pacientes.
Vale a pena falar com seu veterinário primeiro antes de experimentar qualquer um desses tipos de remédios, e estar atento a quaisquer reações adversas em seu cão ao começar o tratamento.