Como as algas afetam a química da água do aquário?
Autora:

Como as algas afetam a química da água do aquário?

As algas não são apenas feias, influenciam a química da água. Às vezes, as algas podem melhorar a química da água no curto prazo.

Como as algas afetam a química da água do aquário?

As algas não são apenas feias, influenciam a química da água. Às vezes, as algas podem melhorar a química da água no curto prazo.

No entanto, na maioria dos casos, a presença de algas diminui a qualidade da água ou é resultado direto da má qualidade da água. Um ajuste é necessário em ambos os casos.

Oxigênio

Como plantas superiores, as algas usam a fotossíntese para transformar compostos de dióxido de carbono e nitrogênio para produzir açúcar e oxigênio. Em um aquário bem iluminado, as algas liberam mais oxigênio do que usam. Como o dióxido de carbono é ácido, ele diminui o pH.

Assim, ao absorver dióxido de carbono, as plantas de aquário aumentam o pH e tornam a água mais alcalina ou básica. No entanto, na ausência de luz, as algas respiram como animais e liberam dióxido de carbono, diminuindo o pH da água do aquário.

Você também pode gostar:

Compostos de nitrogênio

Além do dióxido de carbono, as algas influenciam os níveis de compostos de nitrogênio na água do aquário. As algas absorvem amônia, nitrito e nitrato.

Estes produtos químicos são tóxicos. Além disso, eles geralmente estão associados a baixo pH, de modo que as algas elevam o pH absorvendo esses compostos.

No entanto, as algas tendem a florescer quando estes compostos estão presentes e morrem de volta uma vez que os absorveram. Quando as algas morrem de volta, a química da água é influenciada negativamente.

Cálcio

Aquários de água salgada têm um tipo especial de algas chamadas algas coralinas. As algas coralinas incorporam cálcio nas paredes celulares, endurecendo ele para proteger as algas dos peixes herbívoros.

Uma vez que os tampões de cálcio ajustam o pH, a remoção de cálcio da coluna de água diminui o pH, tornando a água mais ácida.

Complemente a sua leitura:

Ao mesmo tempo, muitos organismos marinhos, incluindo os corais e os crustáceos, dependem do cálcio na água para construir seu componente estrutural.

Aquários com algas coralinas e outros organismos dependentes de cálcio, muitas vezes precisam de cálcio suplementar para compensar o cálcio absorvido da água.

Indicador

Enquanto as algas podem afetar a química da água, o reverso também pode acontecer. O crescimento grosso de algas, ou água verde turva, geralmente é um sinal de que algo correu errado no aquário.

Normalmente, isso significa que o tanque tem muita luz ou tem níveis excessivos de compostos de nitrogênio, como a amônia. Se a luz solar direta cair no seu aquário, tentar bloquear a luz.

Se você tiver problemas para ligar e desligar as luzes do aquário, você pode usar um temporizador eletrônico para garantir que o tanque obtenha apenas oito horas de luz por dia.

Para evitar desperdícios excessivos de nitrogênio, mantenha as mudanças mensais da água e evite sobrealimentar ou sobrecarregar o aquário.

Saiba mais sobre: Peixe

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Como as algas afetam a química da água do aquário?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.