O Lhasa apso é um cachorrinho com uma grande personalidade.
Lhasas são cães de companhia que tendem a desconfiar de estranhos e leais a suas famílias.
Criados como cães de guarda do mosteiro no Tibete, os Lhasas tipicamente latem quando sentem que há motivos para latir, como latir para sons desconhecidos ou para anunciar pessoas ou animais desconhecidos.
A personalidade do Lhasa apso é descrita como alegre, digna e indiferente. Lhasa apsos faz bem como um animal de estimação, mas eles podem se dar bem com outros animais de estimação e se acostumar com eles no início da vida. O Lhasa apso pode ser possessivo com pertences e proprietários, e pode se tornar agressivo ao protegê-los.
Como cuidar da saúde de um Lhasa apso
Visitas regulares ao veterinário
Visite seu veterinário regularmente. Como todos os cães, o Lhasa apso requer imunizações regulares e doses de reforço para se manter saudável.
Os lhasas apsos são geralmente cães saudáveis e resistentes, embora a raça esteja sujeita a algumas doenças genéticas conhecidas, incluindo problemas de pele e ductos lacrimais bloqueados.
Displasia da anca também é vista no Lhasa apso. Visitas regulares ao seu veterinário podem ajudar a identificar e diagnosticar um problema precocemente.
Você também pode gostar:
Alimentar com uma dieta de alta qualidade
Alimente seu Lhasa com meia xícara de comida seca de alta qualidade duas vezes ao dia. Ajuste a quantidade de acordo com o nível de atividade de Lhasa e o peso e a saúde geral. Lhasas têm dificuldade em digerir grãos, então escolha um alimento para cães que contenha o mínimo possível. O pacote deve listar a carne no topo da lista de ingredientes. Quanto mais abaixo na lista é, menos há no produto.
Banhos e tosas regulares
Cuidados regulares com a higiene do seu Lhasa apso.
O traço mais identificável de um Lhasa é seu pêlo longo e liso.
Nos cães da mostra, este pêlo deve ser deixado por muito tempo, necessitando tosas e banhos frequentes. Lhasas apsos que não se dirigem para exposições podem ter seus pêlos curtos, simplificando o ritual de arrumação.
Lhasas de pêlo longo exigem escovação diária para evitar nós e emaranhados.
Use um condicionador de spray para primeiro molhar o pêlo. Nunca escove seu Lhasa enquanto o pêlo estiver completamente seco.
Dar banho em um Lhasa de cabelos compridos uma vez a cada semana ou duas.
Complemente a sua leitura:
Lhasas que foram aparados normalmente não exigem tanta atenção em seus pêlos. Eles precisam ser escovados apenas algumas vezes por semana e banhados a cada duas ou três semanas. As unhas deve mser aparadas profissionalmente uma ou duas vezes por mês, enquanto os dentes precisam de escovação regular para evitar o acúmulo de tártaro e mau hálito.
Exercícios regulares
Caminhe com o seu Lhasa apso diariamente.
Os lhasas não exigem muito exercício para se manterem saudáveis e podem ficar satisfeitos em ambientes fechados por longos períodos. Leve o seu Lhasa diariamente para uma caminhada e oferecer brinquedos apropriados para ele brincar sozinho.
Um pouco de atenção e brincadeira com você deve ser todo o exercício que seu Lhasa precisa para gastar qualquer energia extra que ele possa ter.
Incentivar o bom comportamento
Incentive o comportamento adequado.
Os lhasas são inteligentes, mas requerem treinamento firme e consistente para encorajar o comportamento apropriado.
Use uma casinha de cachorro para dar ao seu Lhasa um lugar seguro para ele ir quando ele se sentir estressado, como quando você tem visitas ou durante tempestades, e para impedi-lo de fazer travessuras se ficar sozinho em casa.
Use reforço positivo para incentivar o comportamento correto durante as sessões de treinamento. Supervisione as interações entre o seu cão e outros animais, crianças e novos adultos.