Não gosto quando cachorros pulam em mim. Não posso dizer por que isso me incomoda tanto, que sim. Curiosamente, o salto incômodo também é uma reclamação comum dos proprietários.
Na maioria das vezes, os cães estão pulando por atenção. Cães que estão excessivamente ansiosos, como aqueles com ansiedade de separação, também podem pular mesmo quando o dono está ignorar eles.
Não faça saltar mais do que é. Não é um esforço para dominá-lo ou liderar seu bando. Primeiro, cães domésticos não formam bandos, então você não é um membro do bando.
Segundo, os cães geralmente não querem governar o mundo. Não, sem visões de grandeza. Eles simplesmente querem atenção de você. É isso, simples e simples. O cachorro está tentando fazer você dar atenção a ela.
Se você é um cachorro, é natural querer estar perto das mãos ou do rosto de alguém que possa te acariciar. Terceiro, cães não tentam dominar uns aos outros estão pulando para lamber o rosto um do outro.
Infelizmente, os donos geralmente fazem cães de estimação quando pulam. Isso reforça (recompensa) o comportamento, tornando-o mais provável de ocorrer novamente.
Para o cão, qualquer tipo de atenção pode ser considerada reforço. Isso inclui afastá-lo e gritar com ele. Através do reforço positivo básico (há a ciência de aprender novamente), treinamos nossos cães para saltar sobre nós começando na infância. Mais uma vez, não é culpa do cachorro.
Você também pode gostar:
Tome o seguinte exemplo comum: Quando adotado pela primeira vez, o filhote pula em você. Você se abaixa para acariciá-la. Embora isso seja bom quando o cachorrinho pesa 10 quilos, não é tão agradável quando ela pesa 100 quilos.
Então, quando o cachorrinho fica um pouco maior e está na adolescência, o salto se torna irritante. Você tenta diferentes métodos, como ignorar ajoelhar ou gritar com ele. Ele continua pulando. Tornando ainda mais difícil para o seu cão aprender o que é apropriado, há inconsistências dentro da família sobre como eles interagem com o filhote.
Algumas pessoas o acariciam quando ele pula e algumas gritam com ele. Finalmente, há invariavelmente inconsistências entre o que os membros da família e os visitantes fazem.
Isso é muito confuso para o cachorrinho. Ele não pode ter certeza que tipo de comportamento é apropriado. O termo científico para esses tipos de interações é reforço variável. Reforço variável significa que às vezes o filhote é recompensado e às vezes ele não é. Acredite ou não, esse tipo de reforço é o tipo mais poderoso que você pode aplicar a um comportamento. Você leu certo. Você está realmente fazendo o comportamento mais forte, às vezes punindo e às vezes reforçando. O que resulta é um saltador muito persistente.
Para entender melhor o reforço variável, considere o exemplo de uma pessoa em um cassino. Essa pessoa pode deixar a mesa da roleta depois de perder 2 ou 3 vezes, mas vai sentar-se em uma máquina caça-níqueis por oito horas. Por que elas fazem isso? Porque a máquina caça-níqueis emprega reforço variável. A máquina caça-níqueis oferece pequenas recompensas intermitentemente ao longo do dia. Há recompensas suficientes, estatisticamente, para manter a pessoa jogando o dia todo. Há até a promessa de um possível grande jackpot em algum momento durante o dia.
Ensinar filhotes a não pular é muito simples - ignorar o filhote quando ele está pulando e ensiná-lo uma maneira alternativa de chamar a atenção.
Complemente a sua leitura:
Siga estas dicas simples e seu cão estará pedindo atenção educadamente em pouco tempo.
- Não se ajoelhe, chute ou grite com ele quando ele pular em você.
- Peça ao seu cachorrinho para se sentar para cada pedacinho de atenção que ele recebe. O tempo todo.
- Se ele está pulando em você, afaste-se dele e ignore-o completamente. Nem faça contato visual. Quando ele parar de pular em você, peça para ele se sentar. Então, recompense ele com acariciar, elogiar e/ou um deleite.
- Quando você elogiar seu filhote por sentar para chamar atenção, certifique-se de manter seu louvor calmo e fresco. Não é justo para o filhote se você ficar extremamente animado elogiando ele enquanto pede para ele ficar sob controle.
- Como qualquer outro comportamento, você verá a melhora se todos no mundo do seu filhote seguirem o mesmo plano.
- Até que você possa ter o seu filhote pulando sob controle, você pode tentar técnicas de distração como jogar pequenas guloseimas para o lado, ou jogar um brinquedo quando você entrar pela porta da frente.