Como parar a diarreia em cães
Autora:

Como parar a diarreia em cães

A diarreia também pode ser acompanhada de vômitos, perda de apetite, perda de peso, dor abdominal, letargia e outros sintomas da doença.

Como parar a diarreia em cães

A diarreia é um problema comum em cães, muitas vezes porque eles vão colocar quase tudo na boca. Mas também pode ser causada por problemas de saúde mais graves. Algumas dessas questões requerem muita atenção, especialmente se a diarreia é grave ou ocorre com frequência.

Diarreia de cachorro: o que observar

Fezes soltas são, é claro, o principal indicador de diarreia. A diarreia também pode ser acompanhada de vômitos, perda de apetite, perda de peso, dor abdominal, letargia e outros sintomas da doença.

Causas primárias de diarreia em cães

Diarreia aguda (aparece de repente) em um cão saudável é muitas vezes devido à indiscrição dietética (limpar ou comer alimentos fora de sua dieta como restos de comida); estresse; uma mudança súbita na dieta (troca de comida sem um período de transição); ou infecções virais, bacterianas ou parasitárias.

A diarreia crônica pode ser causada por alergias dietéticas ou intolerâncias, estresse, alguns tipos de parasitas (por exemplo, Giardia, micose, lombrigas e lombrigas), infecções bacterianas, doenças pancreáticas, doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, alguns tipos de câncer e doenças fora do trato gastrointestinal (por exemplo, insuficiência hepática ou doença cardíaca).

Esses tipos de problemas de saúde precisarão ser discutidos com seu veterinário e podem exigir medicamentos prescritos.

Cuidados imediatos para diarreia de cachorro

Você deve chamar o seu veterinário para conselhos sobre como lidar com a diarreia se o seu cão:

  • É muito jovem ou muito velho
  • Tem uma condição de saúde pré-existente

Esses animais de estimação podem ficar severamente debilitados, mesmo quando sofrem de diarréia relativamente leve.

Também ligue para o veterinário se o seu cão tiver diarreia:

Você também pode gostar:

  • É freqüente e/ou muito aguado
  • Contém mais do que apenas uma raia de sangue
  • É escuro e tardio

Ou se o seu cão estiver:

  • Vomitando profusamente
  • Letárgico
  • Deprimido
  • Com dor

Estes podem ser sinais de condições de saúde potencialmente graves.

Se o seu cão é um adulto saudável, então é razoável tentar alguns tratamentos em casa.

Tratamento domiciliar para diarreia aguda em cães

Para cães adultos saudáveis que têm diarreia leve sem outros sintomas:

  1. Certifique-se de que seu cão tenha acesso a muita água limpa para evitar a desidratação. Encoraje seu cachorro a beber. Se necessário, ofereça frango diluído, de baixo teor de sódio ou caldo de carne ou Pedialyte, além da água.
  2. Dê ao seu cão uma pequena refeição de frango cozido, carne branca (sem ossos ou pele) e arroz branco — você também pode usar batata doce ou abóbora em vez de arroz. (Abóbora e batata doce também podem ser adicionadas à dieta regular do seu cão para aumentar sua ingestão de fibras.) Você pode dar essa dieta ao seu cão até que a consistência das fezes volte ao normal. Se o seu cão tem alergia a frango, você deve substituir a proteína por uma opção hipoalergênica.
  3. Se a diarreia continuar por mais de 24 horas ou a condição do seu cão piorar a qualquer momento, ligue para o veterinário imediatamente.

Tratamento domiciliar para diarreia aguda com vômito em cães

Para cães com diarreia que vomitaram apenas uma ou duas vezes:

  1. Remova toda a comida por 8-12 horas.
  2. Para evitar a desidratação, ofereça ao seu cão pequenas quantidades de água com freqüência ao longo do dia. Se necessário, você também pode oferecer algum frango diluído, de baixo teor de sódio ou caldo de carne bovina ou Pedialyte, além de água.
  3. Quando seu cão não tiver vomitado por pelo menos 8-12 horas, ofereça uma pequena quantidade de frango cozido, carne branca (sem ossos, pele ou especiarias) e arroz branco.
  4. Espere duas horas. Se o seu cão não vomitou durante este período, então você pode oferecer outra pequena refeição de frango cozido e arroz.
  5. Continue essa dieta branda por 1-3 dias, aumentando gradualmente a quantidade de alimentos oferecidos em cada refeição e aumentando o tempo entre as refeições até que a consistência das fezes volte ao normal. Você precisará fazer uma transição gradual de volta à dieta típica do seu cão, a fim de evitar outra perturbação gastrointestinal.
  6. Se a diarreia continuar por mais de 24 horas ou a condição do seu cão piorar a qualquer momento, ligue para o veterinário imediatamente.

Diagnóstico para Cães com Diarreia

Complemente a sua leitura:

Se o cão sofre de movimentos intestinais líquidos frequentes, ou o ataque atual é grave e/ou associado a vômitos, letargia, dor abdominal ou perda de peso, marque uma consulta com um veterinário.

Diagnosticar a causa da diarreia de cachorro às vezes pode ser tão fácil quanto fazer um simples exame fecal. Mas, às vezes, pode ser desafiador e requer diferentes procedimentos como hemocentro, raio-X abdominal ou ultrassom, endoscopia ou cirurgia exploratória.

Como prevenir a diarreia em cães

Aqui estão várias maneiras de reduzir a ocorrência de diarreia em cães:

  • Não mude de repente a dieta do seu cão.
  • Não dê os ossos do seu cão como brinquedos (firmes, brinquedos de mastigação de borracha são uma escolha melhor).
  • Não deixe seu cão brincar com pequenos objetos que podem ser engolidos.
  • Não alimente os restos da mesa do seu cão.
  • Não permita que seu cão limpe.
  • Mantenha sempre seu cão atualizado com anti parasitas e vacinas.

Saiba mais sobre: diarreia

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Como parar a diarreia em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.