Concussões em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Concussões em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

A causa mais comum de concussão em gatos é o trauma na cabeça. Isso pode ser o resultado de muitas situações.

Concussões em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento

Os gatos podem ter concussões?

Concussões são algo que ouvimos muito com relação aos seres humanos. Acidentes de carro, lesões desportivas, quedas, e as coisas que podem cair em nossas cabeças podem resultar em concussões perigosas. Os gatos também podem realmente sofrer de concussões.

Causas de concussões em gatos 

A causa mais comum de concussão em gatos é o trauma na cabeça. Isso pode ser o resultado de muitas situações, mas a causa mais comum delas são:

  • Cair de algo alto, como uma árvore, borda, janela aberta, ou uma prateleira alta.
  • Ser atingido por um carro, também conhecido como HBC para veterinários.
  • Tentar escalar algo pesado e instável que, subsequentemente, cai sobre o gatinho.
  • Ser abalado por um cão ou pessoa maliciosa.

A grande maioria das fontes de trauma na cabeça e concussão em gatos ocorrem ao ar livre. Manter os gatos dentro reduz drasticamente o risco do gatos sofrer uma concussão.

Sinais de concussão em gatos

Sinais de traumatismo craniencefálico e concussão em gatos podem ser difíceis para um leigo notar. Um veterinário vai fazer um exame físico e neurológico completo sempre que um gato foi envolvido em um incidente traumático. O médico pode ver a evidência de uma concussão, ao olhar para os olhos do gato e perceber movimentos anormais chamados nistagmo, pupilas de tamanho diferente, ou resposta anormal das pupilas à luz e escuro. Um veterinário também pode ver sangramento nas retinas de um gato que pode indicar trauma.

Outros sinais de concussão em gatos podem incluir letargia, tremores, vômitos, convulsões, ou inconsciência.

Consequências a longo prazo da concussão em gatos

Quando um gato tem um ferimento na cabeça, pode sofrer de dano preliminar no cérebro que produz sinais imediatos e não pode ser reversível.

Entretanto, ferimento secundário pode igualmente ocorrer no cérebro, geralmente o resultado do inchaço ou do sangramento. Isso acontece mais tarde, geralmente minutos a horas após o trauma inicial, e produz novos sinais como paralisia, alterações no comportamento e até mesmo coma e morte.

É por isso que é crítico para procurar avaliação e tratamento para o seu gato, se você tiver visto ou suspeitar de uma lesão na cabeça, mesmo se os sintomas do seu gato não parecem ser muito graves. Quanto mais tempo você espera, o dano mais secundário pode ser feito para o tecido cerebral.

Tratamento de concussão em gato

Alguns casos do traumatismo principal nos gatos podem ser tratados com a gerência simples da monitoração e da dor. Outras vezes, o gato pode precisar de uma varredura do cérebro para determinar a extensão cheia do problema. Alguns gatos necessitam de hospitalização extensiva para o tratamento com fluidos intravenosos, medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos para a dor, e drogas específicas para questões neurológicas.

Muitas vezes, os gatos que sofreram o traumatismo principal igualmente têm outras lesões que devem ser endereçadas simultaneamente, assim que um exame físico geral junto com outros testes tais como raios x, trabalho do sangue, e possivelmente ressonância ou ultrassom pode de ser exigido para determinar o tratamentos necessários.

A melhor coisa que você pode fazer para ajudar o seu gato, se você está preocupado com uma concussão é chegar ao veterinário o mais rapidamente possível. Se o edema cerebral for suspeitado pelo veterinário, o tratamento rápido com medicamentos como o manitol, que ajuda a reduzir esse inchaço, pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Às vezes, você pode nem estar ciente de que seu gato foi ferido, especialmente se o trauma aconteceu lá fora. É importante observar o seu gato de perto em todos os momentos para aprender os comportamentos que são normais para ele para que você possa rapidamente escolher quaisquer comportamentos anormais que possam indicar lesão. Sinais de concussão em gatos podem ser vagos e sutis, mas outras lesões simultâneas podem produzir sinais mais reconhecíveis para que você saiba que uma visita veterinária é necessária imediatamente.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Concussões em gatos | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.