Uma congestão grave em gatos pode fazer seu amigo felino se sentir mal. Infelizmente, a maioria dos gatos vão experimentar congestionamento durante a vida. Como um proprietário de gato, é importante conhecer as causas e os tratamentos dos tipos mais comuns de congestionamento severo em gatos.
Por que o congestionamento em gato é perigoso
O congestionamento grave pode ser perigoso para o seu amigo felino. Se um gato não pode sentir o cheiro da comida, ele não vai comer. A maioria dos alimentos secos tem muito pouco cheiro, então um gato com congestionamento severo quase sempre deixa de comer a ração crocante. Mesmo alguns alimentos enlatados não terão o suficiente de um cheiro tentador para romper o congestionamento.
Se o seu gatinho não comer por mais de 24 a 36 horas, é hora de agir. Após 24 horas de não comer, um gato corre o risco de desenvolver lipidose hepática, também chamada de doença hepática gordurosa. Sem tratamento agressivo, a lipidose hepática pode ser fatal.
A prevenção é sempre melhor, e é por isso que é tão importante levar seu gato ao veterinário rapidamente, se o seu congestionamento é tão grave que ele não quer comer.
Você também pode gostar:
Causas virais da congestão severa em gato
A razão mais comum de que seu gato pode ter um nariz severamente abafado é uma infecção viral. Até 90% das infecções respiratórias superiores em gatos são causadas por um dos dois vírus comuns: herpesvírus felino (também chamado de rinovírus) e calicivírus. Esses dois erros desagradáveis são facilmente transmitidos de gato para gato, de modo que a maioria dos gatos foram expostos a eles.
A vacina anual de gatos mais comuns, a vacina FVRCP, inclui uma vacinação tanto para herpes como para calici, mas a maioria dos gatos já possuem o vírus mesmo antes de ter suas primeiras vacinas.
Em tempos de estresse, os vírus assumirão o controle e podem causar no seu gato o desenvolvimento de um resfriado horrível, que geralmente inclui congestionamento severo. Infelizmente, os antibióticos realmente não ajudam uma infecção viral, então você vai ter que oferecer bons cuidados de suporte, enquanto o vírus segue seu curso, normalmente sete a 14 dias.
Causas bacterianas de congestão severa em gatos
Enquanto os vírus causam a maioria dos resfriados do gatinho, alguns congestionamentos graves são causados por infecções bacterianas. O agente bacteriano mais comum é a clamídia, que é muito fácil de se espalhar de gato para gato.
Essas bactérias persistentes geralmente afetam os olhos dos gatos, tornando-os doloridos e irritados. Mas a clamídia também pode causar congestão grave e até mesmo pneumonia. Ao contrário dos vírus, que só precisam seguir seu curso, a clamídia pode ser tratada com antibióticos.
Complemente a sua leitura:
Se você suspeita que seu amigo felino pode ter sido exposto a clamídia em algum momento de sua vida, faça-a testar no seu veterinário se ela desenvolver quaisquer sintomas de congestão grave ou conjuntivite.
Cuidar da congestão severa em gatos
Independentemente da causa do congestionamento, seu gato vai precisar de sua ajuda para passar por um resfriado. A coisa mais importante que você precisa fazer é incentivá-lo a comer e beber. Se o seu gato não estiver comendo bem, tente alimentar com enlatados de atum ou cavala que podem estar embalados na água ou pedaços de frango fresco.
Se ele não estiver bebendo água suficiente, tente adicionar algumas gotas de suco de atum ou estoque de frango ao prato de água para torná-lo mais saboroso. Você também pode tentar uma fonte de água de gato ou deixar um gotejamento de torneira, como a maioria dos gatos preferem beber de uma fonte de água em movimento.
Se ele o gato está realmente com congestão severa e tendo problemas para respirar, faça com que ele vá no banheiro com você quando você toma um banho quente ou manter ele em uma sala com um umidificador por 10 a 15 minutos algumas vezes por dia.
Se o seu gato tiver congestão crônica como resultado do herpes felino, pergunte ao seu veterinário sobre a adição de L-lisina à sua dieta. A L-lisina é um aminoácido que faz o vírus se reproduzir mais devagar. A L-lisina é segura de usar de forma contínua e pode ajudar a manter os surtos sob controle. Embora a L-lisina não seja tão eficaz na gestão do calicivírus, ainda é um bom suplemento para dar ao seu gato.