Tal como acontece com os seres humanos, os gatos podem ter infecções fúngicas. As infecções fúngicas em gatos são bastante comuns e podem ser causados por vários tipos diferentes de fungos, um deles é um fungo parecido com uma levedura chamado criptococo. Este fungo, que muitas vezes é inalado pelo nariz, está presente no solo e muitas vezes transmitido por pássaros, especialmente pombos.
O Cryptococcus é um fungo semelhante à levedura, geralmente associado a ambientes tropicais, como os da Austrália e da África.
A criptococose, condição patológica que resulta da internalização desse fungo, é uma infecção fúngica localizada ou sistêmica causada pelo Cryptococcus neoformans.
O fungo Cryptococcus é contraído através das passagens nasais, e de lá passa para o cérebro, olhos, pulmões e outros tecidos.
A infecção pulmonar e o mau funcionamento do sistema nervoso central, levando à meningite, são as causas mais comuns de fatalidade por criptococose. Gatos nos Estados Unidos são sete a dez vezes mais propensos a contrair o fungo do que os cães.
Sintomas
Os sintomas variam e dependem muito dos sistemas orgânicos afetados pelo fungo. No entanto, seu gato pode ter um histórico de problemas por semanas ou meses antes que a condição esteja completa. Pode ser especialmente lento e, embora ocorra em menos de 50% dos animais afetados, seu gato também pode ter febre baixa durante todo esse tempo.
Gatos infectados geralmente apresentam sintomas vagos e indefinidos, como perda de peso e letargia. Muitos gatos podem ter feridas que se assemelham a feridas de luta em seus narizes ou pele. Em alguns casos, um gato pode exibir sinais neurológicos, como inclinação ou incoordenação da cabeça. Você também pode ver espirros e secreções do nariz e dos olhos do seu animal de estimação.
- Corrimento nasal
- Anormalidades do sistema nervoso; convulsões, desorientação e alteração do senso de equilíbrio
- Tecido nodular visto nas narinas
- Inchaços firmes sobre a ponte do nariz
- Taxa de respiração aumentada
- Lesões cutâneas ulceradas e crostas na cabeça
- Linfonodos aumentados
- Doença ocular
Diagnóstico / Tratamento
Para identificar se este fungo semelhante a levedura é a causa dos sintomas do seu gato, o seu veterinário pode recomendar o seguinte:
- Um exame físico completo e histórico médico
- Testes químicos para avaliar a função renal, hepática e pancreática, bem como os níveis de açúcar
- Testes sorológicos para identificar se o seu animal foi exposto a alguma doença infecciosa
- Um hemograma completo para descartar certas condições relacionadas ao sangue
- Testes eletrolíticos para garantir que seu animal de estimação não esteja desidratado ou sofra um desequilíbrio eletrolítico
- Exames de urina para rastrear infecção do trato urinário e outras doenças
- Radiografias (raios-x)
- Uma cultura de descarga ocular / nasal
- Uma biópsia de tecido nasal para identificar organismos causadores
Se o seu veterinário determinar que seu animal de estimação tem essa infecção fúngica, ele poderá sugerir o seguinte com base no caso individual de seu gato:
- Cuidados de suporte hospitalar, se o seu gato está mostrando sinais neurológicos
- Cirurgia, se nódulos no nariz estão presentes como resultado da infecção
- Medicamento antifúngico oral
Se a medicação antifúngica oral for prescrita, seu veterinário também pode recomendar exames de sangue para monitorar a função dos órgãos do seu gato e os testes de acompanhamento para identificar a resposta ao tratamento.
Prevenção
Manter o seu gato longe de áreas com grandes volumes de excrementos de pombos é uma forma de evitar a criptococose.