Cuidar de seu cão surdo | Dicas de comunicação e segurança
Autora:

Cuidar de seu cão surdo | Dicas de comunicação e segurança

Se o seu cão perde a sua audição, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender uma nova maneira de se comunicar.

Cuidar de seu cão surdo | Dicas de comunicação e segurança

Quando você adotou seu animal de estimação, você sabia que faria qualquer coisa para protegê-lo e cuidar dele. Através dos anos, você levou ele ao veterinário para exames anuais, o parque do cão para a socialização e mesmo as férias. Ele tem sido um amigo saudável por anos, e você nunca imaginou um dia viria quando o veterinário teria que falar sobre a perda auditiva em cães. Mas, aqui está você. É hora de reaprender como se comunicar com e manter seu cão surdo seguro.

Surdez em cães pode acontecer a qualquer momento, mas é mais evidente quando seu cão pára de reagir a eventos comuns: a campainha tocando, o som de você derramando sua comida para o café da manhã ou chamando seu nome para vir. Enquanto a surdez pode ser uma coisa difícil de pensar em seu cão, isso não significa que ele ainda não pode viver uma vida de alta qualidade e fazer todas as coisas que outros cães fazem, ou mesmo as coisas que ele costumava fazer. Significa apenas uma mudança na abordagem de como você se preocupa com ele, agora consciente de sua deficiência auditiva.

Causas comuns de surdez em cães

De acordo com o livro surdez em cães e gatos por George Strain, surdez congênita é quando um cão nasce sem ouvir. Há muitas maneiras que os cães podem se tornar surdos ao longo do tempo. A velhice é uma razão pela qual os cães começam a perder a audição. Outra causa de surdez ou perda auditiva em cães é o trauma na orelha ou infecções crônicas da orelha. Finalmente, a toxicidade de drogas ou produtos químicos pode causar cães a ficar surdo.

Há raças que são mais suscetíveis a nascer sem ouvir ou se tornar surdo ao longo do tempo. Strain, um professor de neurociência e um pesquisador veterinário líder na faculdade de medicina veterinária da Universidade Estadual da Louisiana, identificou 100 raças que experimentaram surdez congênita, com algumas raças sendo muito mais propensos a nascer surdo . Curiosamente, Strain diz que os cães com pigmentação branca pode ser mais suscetível. De acordo com o livro a conexão genética: um guia para problemas de saúde em cães de raça pura por Lowell J. Ackerman, Dalmatians têm uma taxa de surdez congênita muito alta.

Você também pode gostar:

Como testar a audição do seu cão

Para verificar a audição do seu cão, ficar atrás dele quando ele está dormindo ou olhando em uma direção completamente diferente. Certifique-se de que seu cão é inconsciente de sua presença. Ele não deve ser capaz de vê-lo ou sentir seus movimentos (por isso não ande pesadamente no chão perto dele) e, em seguida, fazer um som alto. O seu cão reconhece ouvi-lo? Ele anima as orelhas ou volta?

Se não, agendar uma consulta com o veterinário para obter sua audição verificada. Se o seu cão ouviu o seu barulho alto, mas você está preocupado que ele ainda pode ter alguma perda auditiva, tente fazer sons em diferentes faixas de som. Bata uma panela para testar ruídos de baixo alcance. Bata palmas em voz alta para um som de alcance médio, e assopre um apito para testar ruídos de alto alcance.

Como prevenir a perda auditiva em cães

Manter o seu cão em ótima saúde é importante para retardar a progressão da perda auditiva. Você sempre forneceu refeições saudáveis e lanches para o seu animal de estimação, e é importante continuar alimentando o cão com um alimento nutritivo se ele perde a sua audição. Certifique-se de que o alimento do seu animal de estimação é feito de ingredientes equilibrados e de alta qualidade, e que ele está hidratando com água durante todo o dia.

Além disso, manter os ouvidos do seu cão limpo reduzirá sua chance de perda auditiva. No entanto, assim como você deve ter cuidado ao limpar seus próprios ouvidos, ser cauteloso com o seu cão. Não limpe as orelhas do seu cão até que você tenha sido orientado como fazer a limpeza pelo veterinário. Então, pratique no consultório do veterinário. Uma vez que você foi orientado a ir adiante, faça a limpeza da orelha ser uma rotina em seu repouso.

Muito parecido com o humano é também uma boa ideia para manter o seu cão longe de ruídos altos que poderiam danificar sua audição. As orelhas do cão são muito mais sensíveis e, por isso, ruídos altos são um risco maior para a audição do seu cão. Se você tem a música alta, ou a prática da faixa em sua casa, certifique-se manter seu cão em um quarto separado. Se você está comemorando um feriado com fogos de artifício, mantê-lo dentro de casa para não só reduzir o medo, mas também limitar a exposição de suas orelhas para os barulhos.

Mudanças no ambiente do seu cão

Se o seu cão perde a sua audição, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender uma nova maneira de se comunicar uns com os outros. Para a perda de audição lentaa progressiva, trabalhe em incorporar sinais da mão em todos os comandos verbais do treinamento. Surdez súbita requer um programa de treinamento de mão mais intensivo. O que quer que faça, não desanime. Se o seu cão foi bem treinado antes da perda auditiva, ele vai rapidamente chegar a qualquer novo treinamento. A falta de audição é algo que ele simplesmente precisa de tempo para se acostumar, assim como você vai. Fique com ele, e trabalhe juntos.

Complemente a sua leitura:

Um cão sem audição não pode ser autorizado a vaguear por conta própria. Se o seu cão perdeu a audição de repente ou lentamente, certifique-se que ele é monitorado em todos os momentos. Ao sair de casa, mantenha seu cão protegido.

Além de uma coleira, seu cão também precisa de plaquinhas de identificação atualizadas. Ter uma com suas informações de contato, e outra que indica claramente que seu cão é surdo.

Existem alguns indicadores que você pode usar para ajudar o seu cão com atividades diárias, também. À noite, as luzes podem ser usadas para obter a atenção do seu cão. Uma lanterna pode ser usada no quintal quando é hora de entrar para a noite. As luzes aéreas do quarto podem ser desligadas, sobre e então fora outra vez para alertar um cão que a família está indo dormir. Além disso, não se esqueça sobre o forte senso de cheiro do seu cão. Usar vários cheiros com seu treinamento irá ajudá-lo a registrar seu comando com o cheiro certo.

Adotar um cão que já está surdo

Se você está olhando para adotar, um cão com perda auditiva parcial ou completa pode ser o ajuste perfeito para sua família. Antes de adotar, prepare sua casa para seu cão novo como você faria um animal de estimação da audição.

Convide os membros da sua família para assistir vídeos motivacionais ou vídeos de treinamento de cães surdos da vida real. Em seguida, trazer para casa o seu novo animal de estimação.

Adotar um cão surdo pode tomar a paciência extra e o treinamento aumentado, mas com algum tempo e amor, seu animal de estimação vai fazer parte da sua família. Um cão surdo pode ser tão divertido e amoroso como todos os outros cães.

Na verdade, um cão sem audição pode ser ainda mais amoroso, como ele aprendeu a confiar em seus outros sentidos. Ele vai ficar mais perto de você para que ele possa ver seus movimentos e aconchegar-se de perto para que ele possa sentir a sua proximidade.

Nunca deixe surdez em seu cão desencorajar você. Há muita coisa que vocês dois podem fazer juntos para torná-lo um relacionamento incrível.

Saiba mais sobre: surdo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Cuidar de seu cão surdo | Dicas de comunicação e segurança" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.