Como cuidar da orelha do meu cachorro
Autora:

Como cuidar da orelha do meu cachorro

Manutenção básica é geralmente tudo o que é necessário para manter as orelhas limpas e saudáveis. Saiba mais!

Como cuidar da orelha do meu cachorro

Embora as orelhas de um cão precisam ser cuidadas e monitoradas regularmente para sua vida inteira, um pouco de manutenção básica é geralmente necessário para manter as orelhas limpas e saudáveis.

Anatomia canina

Por causa da curvatura das orelhas internas de um cão, é fácil para os parasitas, as bactérias e fungos se esconder e prosperar nelas.

Isso também significa que qualquer detrito no canal auditivo pode ter facilidade de entrada.

Infecções podem resultar de detritos presos.

Cães com alergias são particularmente vulneráveis, principalmente cães de raças com orelhas flexíveis, como Cocker Spaniels, Basset Hounds e Poodles.

Você também pode gostar:

Cuidados de rotina com a orelha do cachorro

  • A rotina regular do seu cão de preparação/manutenção deve incluir verificações regulares da orelha. Isto é especialmente importante para os cães que produzem cera excessiva ou têm um acumulo de pêlos do ouvido interno: Se as orelhas internas do seu cão parecem sujas, limpe-as com uma esfera de algodão umedecido com óleo mineral, peróxido de hidrogênio ou uma solução formulada especificamente para esta finalidade. A pele interna da orelha é delicada, assim que permita que seu veterinário demonstre o método apropriado para limpar as orelhas do seu cão.
  • Não limpe as orelhas do seu cão tão frequentemente ou profundamente, esse procedimento pode causar irritação, e tomar cuidado para nunca inserir nada no canal auditivo do seu cão.
  • Se seu cão aparou o pelo do canal da orelha, discuta com o seu veterinário se isso é necessário para o seu cão.

Ficou molhado atrás das orelhas?

Se você não for cuidadoso, o banho e a natação frequentes podem conduzir à irritação e à infecção.

Complemente a sua leitura:

Para impedir que isto aconteça, coloque algodão nas orelhas do cão antes dos banhos, e secar seus ouvidos de forma completa e segura após todos os esportes e atividades de água.

Se seu cão é propenso a infecções de ouvido, você pode utilizar uma pequena quantidade de solução de secagem de orelha feita para cães em seus canais de ouvido para ajudar a evaporar qualquer água presa dentro.

Estas lavagens de ouvido, geralmente estão disponíveis em melhores lojas de suprimentos Pet.

Sinais do perigo

Consulte o seu veterinário se você notar qualquer um dos seguintes sintomas que afetam as orelhas do seu cão:

  • Pus na orelha do cachorro;
  • Cheiro ruim na orelha do cachorro;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Pele com crosta;
  • Perda de pelo;

Sempre observe a cera no ouvido do cão: cera de ouvido marrom ou preta e seca, cera escura assemelhando borras de café, são indicadores clássicos de ácaros microscópicos da orelha.

Só o seu veterinário pode dizer com certeza e fazer o diagnóstico correto.

Logo que você identificar algum problema ou algo estranho nas orelhas do seu cachorro, procure o seu médico veterinário de confiança.

Saiba mais sobre: Orelha

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Como cuidar da orelha do meu cachorro" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.