A deficiência de vitamina A pode ser desastrosa para o seu pássaro - mas é evitável
A doença aviária evitável mais comum que vemos em nossa prática é a hipovitaminose A, ou deficiência de vitamina A, com ou sem infecções secundárias associadas. Aves de estimação que comem apenas sementes (especialmente sementes de girassol e amendoim) são mais propensas a este problema, porque uma dieta de sementes é baixa em vitamina A.
Quando a deficiência de vitamina A ocorre, as células que revestem os tratos respiratório, reprodutivo e digestivo passam por mudanças estruturais, tornando-as incapazes de secretar muco. Como a mucosa atua como uma manta protetora para prevenir a invasão de patógenos (agentes causadores de doenças), a deficiência de vitamina A bactérias ambientais e outros microrganismos penetram na barreira da membrana mucosa e estabelecem "tarefas domésticas" dentro destes tecidos.
Os sintomas de deficiência de vitamina A dependem de qual sistema de órgãos é afetado (por exemplo, os tratos reprodutivos, digestivos ou respiratórios) e qual microorganismo ou combinação de microorganismos está invadindo o paciente.
Aves com uma dieta exclusiva de sementes e nozes - especialmente sementes de girassol e amendoim - tendem a ter uma deficiência de vitamina A. A deficiência geralmente não é diagnosticada em aves de companhia.
Você também pode gostar:
Em vez disso, você precisa suplementar o alimento da ave com frutas e vegetais, que são ricos em diferentes vitaminas, proteínas e minerais. No entanto, lembre-se de que os Lorrinis requerem menos vitamina A em sua dieta, pois podem armazenar ferro no fígado, levando a vários distúrbios.
Sintomas e tipos
O sistema respiratório é o mais freqüentemente afetado. Uma vez que a boca e o seio também são revestidos pelas células comprometidas, basta olhar dentro da boca da ave para ver os primeiros sinais dessa deficiência.
Inicialmente, você vê pequenas placas brancas no céu da boca e / ou na base da língua. As placas finalmente são infectadas, formando abscessos grandes e óbvios.
Os abscessos podem distorcer a glote (abertura da traqueia), causando respiração difícil e, eventualmente, sufocação mecânica. Os abscessos podem até crescer tão grandes que bloqueiam a coana (a fenda no céu da boca).
Quando isso acontece, a ave exibe descarga nasal profusa e óbvia inchaço ao redor dos olhos. A dor desses bolsões de infecção eventualmente fará com que a ave morra de fome. Os microrganismos também podem se espalhar pelo corpo da ave com conseqüências desastrosas.
Os primeiros sintomas de deficiência de vitamina A são revelados no rosto do pássaro como manchas brancas nos olhos, seios e dentro e ao redor da boca. Essas manchas, em seguida, pegam infecção e se transformam em pus abscessos. Um abscesso na boca pode deformar a abertura da traqueia (glote) e causar dificuldade para respirar, o que pode resultar em sufocação e morte.
Complemente a sua leitura:
Se um abcesso não tratado crescer o suficiente, ele pode fechar a abertura no céu da boca da ave (coana). Se isso acontecer, haverá descarga nasal e inchaço ao redor dos olhos da ave.
Outro sintoma da deficiência de vitamina A incluem:
- Chiado
- Espirros
- Narinas bloqueadas com crostas
- Olhos inchados (às vezes com descarga)
- Perda de apetite
- diarreia
- Perda de peso
- Engasgos
- Mal hálito
- Boca viscosa
- Balançando a cauda
- Embotamento da cor da pena
- Falta de vontade
- Depressão
A deficiência de vitamina A também pode afetar órgãos internos e causar distúrbios em qualquer um dos sistemas, como o sistema reprodutivo, digestivo ou respiratório.
Prevenção
A dieta da ave deve ser cuidadosamente avaliada quanto à porcentagem de vitamina A do corpo e seu precursor. A avaliação dos precursores da vitamina A (como o beta-caroteno) é importante, pois o corpo da ave irá convertê-lo em vitamina A.
Alimentos ricos em vitamina A e precursores de vitamina A incluem frutas como melão e mamão, legumes como pimenta, folhas de brócolis, nabo e flores, batata-doce, cenoura, beterraba, espinafre, dente de leão, couve, escarola, gema de ovo, manteiga e fígado .
Uma dieta bem equilibrada também pode garantir que sua ave não adquira uma deficiência de vitamina A.