Demodicose é uma doença inflamatória em cães causados por vários tipos de ácaros Demodex.
Quando o número de ácaros que habitam os folículos pilosos e pele do cão ficam exorbitantes, pode levar a lesões cutâneas, distúrbios genéticos, problemas com o sistema imunológico e perda de cabelo (alopecia).
A severidade dos sintomas depende do tipo de ácaro que habita o cão.
A condição ou doença descrita neste artigo médico pode afetar cães e gatos.
Sintomas e tipos de Demodicose em cães
Demodicose em cães pode ser localizado e afetar áreas específicas do corpo, ou generalizada, onde afeta o corpo inteiro.
Se localizado, os sintomas são geralmente leves, com lesões ocorrendo em manchas, especialmente no rosto, tronco, ou pernas.
Se generalizado, os sintomas serão mais difundidos e aparecem em todo o corpo.
Estes sintomas incluem alopecia, uma vermelhidão da pele (eritema), eo aparecimento de escamas e lesões.
Causas
Enquanto uma causa exata de demodicose em cães é desconhecida, muitos especialistas acreditam que os fatores genéticos, tais como problemas com o sistema imunológico, pode predispor um cão para desenvolver demodicose.
Três espécies de ácaros foram identificados para causar sarna em cães.
Enquanto o modo de transmissão é desconhecido para dois destes, é conhecido que um tipo, Demodex canis, habita a pele e folículos pilosos e pode transferir de mãe para recém-nascido durante a amamentação.
Diagnóstico
Raspagens de pele são usados para encontrar e diagnosticar demodicose em cães.
Arrancar pêlos também pode ajudar a identificar o ácaro responsável pela condição.
Se executada, um teste de urina irá identificar outros possíveis diagnósticos, ou seja, aqueles causados por uma desordem com o sistema metabólico do cão. Diagnósticos alternativos podem incluir infecções bacterianas no folículo capilar.
Tratamento
Se localizada, o problema é susceptível de resolver e desaparecer espontaneamente, o que acontece em aproximadamente 90% dos casos.
Para casos generalizados severos, a medicação a longo prazo pode ser necessária para controlar a condição. Limpeza com enxofre nas áreas afetadas pode ajudar a aliviar sintomas. Em ambos os casos, o estado geral de saúde do animal deve ser avaliado.
Vida e gestão
Acompanhamento deve incluir raspagens de pele para monitorar continuamente a presença de ácaros e verificar o progresso do tratamento. Com casos crônicos a longo prazo, a medicação regular pode ser necessária.
Prevenção
Uma boa saúde geral pode ajudar a prevenir alguns casos.