Por que o dente quebra e fratura?
Não é de se surpreender que, assim como nós, cães e gatos possam quebrar os dentes.
Na verdade, quando você pensa sobre todas as coisas loucas que alguns animais já mastigaram, é surpreendente que eles não fraturem os dentes com mais freqüência.
Você já sabe que os animais de estimação podem quebrar os dentes ao mastigar objetos difíceis, como caixotes, ossos, pedras ou metal.
Além disso, qualquer trauma facial, por exemplo, uma queda ou ser atingido por um carro pode danificar os dentes.
Sinais que seu animal de estimação pode ter um dente fraturado
- Dor
- Reagir ou encolher quando a boca ou dente é tocado
- Problemas para comer
- Mastigação anormal (como mastigar apenas em um lado da boca)
- Anorexia
- Recusar comer alimentos duros ou comendo duro
- Saliva com sange
- Edema facial
- Temperamento excepcionalmente irritável
É importante perceber que, enquanto estes são alguns dos sinais e sintomas mais comuns observados em animais com dentes fraturados, muitas vezes não há sinais. Embora o seu animal de estimação possa ter uma fratura dolorosa do dente, eles podem esconder a dor e continuar a comer normalmente.
Diagnosticar uma fratura do dente
Se o seu animal de estimação quebrar um dente, a melhor coisa a fazer é levá-lo ao seu veterinário o mais rápido possível.
Seu veterinário fará um exame completo para determinar a gravidade e extensão do dano sofrido pelo dente afetado.
Você também pode gostar:
Seu veterinário determinará se a fratura envolve a cavidade da polpa (o centro do dente contendo células vivas e o nervo) ou as raízes dos dentes.
Ele provavelmente vai recomendar radiografias orais (radiografias) para verificar o dente abaixo da linha da gengiva e ver se a cavidade da polpa é afetada.
Tratamento de uma fratura de dente
O tratamento depende da extensão do dano e da parte do dente envolvida.
Nem todos os dentes quebrados exigem tratamento.
Em última análise, se o tratamento é necessário ou não depende de qual parte do dente está danificada.
Quando a cavidade da polpa não é afetada, seu veterinário pode precisar apenas arquivar as bordas ásperas ou afiadas do dente quebrado ou, se não for nítida, eles podem recomendar apenas monitorar o dente.
Fraturas dentárias mais complicadas que envolvem a cavidade da polpa requerem tratamento endodôntico; Isso envolve um canal radicular ou extração.
Os canais radiculares salvam o dente e são menos invasivos e traumáticos do que as extrações.
Fazer nada não é uma opção viável, pois esse tipo de fratura do dente pode ser bastante dolorosa e levar a complicações.
Afinal, se você quebrou seu dente, você vai consultar imediatamente seu dentista para tratamento; um dente fraturado é muito doloroso. Bem, o mesmo vale para o seu animal de estimação.
Em última análise, o objetivo do tratamento é manter um dente vital e, no mínimo, aliviar a dor e prevenir infecções e outras complicações.
Complicações de uma fratura do dente
Complemente a sua leitura:
As fraturas dentárias complicadas não tratadas e complicadas podem levar a vários problemas diferentes. As fraturas de dentes envolvendo a cavidade da polpa podem permitir que bactérias presentes na boca entrem no canal da polpa e levem a uma infecção ou abscesso. Isso, por sua vez, pode levar a infecções ao redor da raiz do dente (infecções dentárias periapicais), perda óssea, desenvolvimento de uma conexão anormal entre a cavidade oral e a cavidade nasal (fístula oronasal), infecções crônicas dos seios ou fraturas mandibulares se os dentes inferiores estiverem envolvido.
Se você acha que seu animal de estimação tem um dente quebrado ou danificado, certifique-se de consultar seu veterinário para ver a boca do seu animal de estimação assim que possível. Além disso, não se esqueça de levar seu animal de estimação para exames regulares. Eu pessoalmente descobri muitos animais com problemas dentários durante um exame de rotina.
Por fim, eu encorajo os donos de animais a terem o hábito de escovar os dentes do animal de estimação e verificar regularmente a boca do animal de estimação, a fim de identificar os problemas com antecedência.
E, claro, observe o que seu animal de estimação está mastigando e fique longe de objetos difíceis que podem danificar os dentes.
Para mais informações sobre doenças dentárias ou cuidar dos dentes do seu animal de estimação, fale com o seu veterinário.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário, ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.