O que é Malassezia?
Malassezia é o nome de um tipo de levedura (fungo) que vive na superfície da pele de cães. É um habitante normal do canal auditivo e algumas outras partes da pele, e na maioria dos cães não causa um problema. O fungo vive em substâncias produzidas pela pele e gosta de áreas de alta umidade. É o mesmo organismo que provoca algumas infecções de ouvido e orelha.
Malassezia (levedura) Dermatite pode resultar em um problema de pele primária ou estar presente secundária à doença subjacente. Porque a sua presença pode imitar (e complicar) outras doenças como a atopia e alergia alimentar, é importante saber como reconhecer o organismo, e, claro, tratar para ele.
Você também pode gostar:
Malassezia é um habitante normal da pele canina e felina residente nos canais de orelha, reto/sacos anais e vagina. Foi descrita primeiramente como uma doença nos seres humanos (dermatite seborreica) em 1847 por Malassez. O organismo de levedura comensal torna-se um problema devido à produção excessiva de sebo (Malassezia ama lipídios), calor, umidade, bactérias ou inflamação. Alergia subjacente ou doença endócrina ou seja, hipotireoidismo pode predispor a infecção por fungos. Aumento do crescimento de levedura pode ocorrer quando Staphylococcus spp. estão presentes. Novos estudos indicam que a levedura está presente em maiores quantidades em atópicos com um estado de hipersensibilidade de levedura possível. A inflamação pode ocorrer por causa dos lipases liberados pelo fungo que liberam zimógeno que ativam desse modo o complemento.
O que é a dermatite de Malassezia?
A dermatite de Malassezia é a condição que ocorre quando o fungo prolifera excessivamente na pele. Isso ocorre na maioria das vezes quando a pele é comprometida de alguma forma. A pele de cães com alergias ou seborreia parece particularmente ser propensa a permitir um crescimento excessivo do fungo. Algumas raças de cães são adicionalmente suscetíveis à dermatite por Malassezia. Para piorar as coisas, os cães podem desenvolver uma "alergia" a Malassezia, por isso mesmo um número baixo do fugo pode causar muita coceira.
A dermatite de Malassezia é muito menos comum nos gatos. No entanto, alguns gatos com alergias ou aqueles que são imunocomprometidos podem desenvolver dermatite por Malassezia.
Complemente a sua leitura:
A dermatite por Malassezia não é sempre fácil de diagnosticar somente pela aparência da pele. A forma mais grave consiste de uma pele avermelhada, escamosa, gordurosa, pele com odor desagradável que pode afetar o cão inteiro. Muitas vezes, as axilas, pernas e pescoço são mais severamente afetados. Os pés e as almofadas das patas são os únicos lugares afetados em alguns cães. Alguns cães podem ter coceira sem muita vermelhidão ou cheiro.
Como é diagnosticada a dermatite por Malassezia?
O diagnóstico é baseado em exame da pele e em um exame microscópico do material coletado da superfície da pele. Este procedimento não requer sedação e não é doloroso.
Como é tratada a dermatite por Malassezia?
A dermatite por Malassezia é tratada com medicamentos antifúngicos. Estes podem ser comprimidos orais ou medicamentos tópicos. Porque a infecção tende a recorrer quando os medicamentos são interrompidos, geralmente recomendamos continuar alguma forma de terapia tópica para manter longe a infecção. Usar shampoos antifúngicos e condicionadores para manter abaixo os números de levedura na superfície da pele. É importante deixar qualquer shampoo na pele por pelo menos 10 minutos para permitir que ele mate o fungo.
Porque uma desordem de pele subjacente é necessária para o supercrescimento do fungo, é recomendado testes para determinar a natureza desta circunstância. Sempre que possível, tratar a condição subjacente para não deixar voltar as infecções fúngicas.