Pleurite (pleurisia) é a inflamação da cavidade pleural, e empyema é o acúmulo de pus na cavidade pleural. Gatos afetados podem ter febre, tosse, dor e dificuldade para respirar. O ar na cavidade pleural, chamado pneumotórax, pode ser causado por trauma ou ocorrer espontaneamente.
A cavidade pleural é o espaço dentro do peito que circunda os pulmões. Distúrbios nesta área afetam os pulmões do lado de fora, muitas vezes dificultando a inalação de ar por um gato.
O que causa fluido ao redor dos pulmões de um gato?
Quilotórax em gatos. O quilotórax é uma condição causada pelo acúmulo de fluido linfático na cavidade torácica. Quando ocorre o hemotórax, os pulmões não podem se expandir normalmente, o que reduz a ingestão de oxigênio e causa dificuldades respiratórias.
Hemotórax, o acúmulo de sangue na cavidade pleural, geralmente é causado por trauma no peito, distúrbios de coagulação sanguínea ou tumores no peito.
Você também pode gostar:
Quando ocorre o hemotórax, os pulmões não podem se expandir normalmente, o que reduz a ingestão de oxigênio e causa dificuldades respiratórias. A causa exata desta doença não é conhecida. É visto com mais frequência em gatos com doenças cardíacas, coágulos sanguíneos ou câncer, mas muitas vezes nenhuma causa óbvia é identificada.
Sintomas
Se o seu animal de estimação está sofrendo desta condição, você pode observar o seguinte:
- Dificuldade para respirar
- Respiração de boca aberta
- Cianose (um tom azulado para as membranas pele/mucosa, devido a uma redução de oxigênio)
- Letargia
- Uma diminuição do apetite
Diagnóstico/Tratamento
O tórax é uma doença séria. Se o seu gato for diagnosticado com isso, ele precisará de cuidados veterinários imediatos. Seu veterinário removerá o fluido da cavidade torácica do seu gato para deixá-lo mais confortável, e então procurará a causa básica.
Hidrotórax, o acúmulo de fluido claro na cavidade pleural, geralmente é devido à interferência com o fluxo sanguíneo ou drenagem linfática. Derrame pleural é um tipo de hidrotórax comum em gatos que desenvolvem insuficiência cardíaca congestiva.
O hemotórax, o acúmulo de um fluido linfático de triglicérides na cavidade pleural, é relativamente raro. Pode ser causada pela ruptura do ducto torácico, mas muitas vezes a causa é desconhecida.
Complemente a sua leitura:
Os sinais das 3 condições incluem dificuldade respiratória, como respiração rasa rápida com inalação laboral e fraqueza.
A drenagem do fluido pode ser necessária para aliviar esses sinais e pode ser útil no diagnóstico do problema subjacente.
No entanto, a perspectiva de muitos distúrbios que causam acúmulo de líquido no peito é guardada para pobres.
Infecções bacterianas e fúngicas também podem ocorrer na cavidade pleural. Eles frequentemente se espalham para a cavidade pleural dos pulmões ou do sangue ou podem ser introduzidos por causa de uma lesão.
Pleurite (pleurisia) é a inflamação da cavidade pleural, e empyema é o acúmulo de pus na cavidade pleural. Gatos afetados podem ter febre, tosse, dor e dificuldade para respirar.
O ar na cavidade pleural, chamado pneumotórax, pode ser causado por trauma ou ocorrer espontaneamente. O pulmão entra em colapso se um grande volume de ar entrar na cavidade pleural, causando dificuldade para inalar ou respirar rápido e raso. Essa condição deve ser considerada uma emergência que requer atenção veterinária imediata.
Prevenção
Há muito pouco que você pode fazer para evitar que seu animal de estimação desenvolva o hemotórax. Em muitos casos, a causa básica nunca é identificada.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, você deve sempre visitar ou chamar o seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.