10 sinais comuns de doença em gatos
Autora:

10 sinais comuns de doença em gatos

10 sinais comuns de doença em gatos - embora muitos deles também se apliquem a cães.

10 sinais comuns de doença em gatos

10 sinais comuns de doença em gatos - embora muitos deles também se apliquem a cães.

1. Mudança de apetite

Comer demais ou muito pouco pode significar uma doença em potencial.

Se você notar uma mudança de qualquer maneira, você deve notificar seu veterinário.

Existem inúmeras doenças que podem causar excesso ou perda de apetite.

O trabalho do seu veterinário será investigar o porquê. Isso normalmente começa com o trabalho de sangue, raios-X e / ou ultra-som.

2. Mau hálito

Um mau cheiro proveniente da boca do seu gato pode significar doença das gengivas ou cáries dentárias. Escovar os dentes do seu gato é uma boa maneira de diminuir esses riscos. Imagine se você ficar 5, 10 ou 15 anos sem escovar os dentes! Além disso, a respiração que cheira como amônia pode ser um sinal de doença renal.

3. Fazer xixi fora da caixa

Causas desse hábito irritante podem ser comportamentais ou indicar uma doença.

Discuta os sintomas do seu animal de estimação com o seu veterinário para descartar uma infecção da bexiga ou bloqueio urinário antes de tratar isso como um problema de comportamento.

Você também pode gostar:

4. Mudança de peso

A perda de peso pode ser uma indicação de doença da tireoide ou câncer.

O ganho de peso ou inchaço na barriga podem estar relacionados a várias condições, como a piometra (um útero cheio de pus).

A obesidade por si só é prejudicial para a saúde do seu animal de estimação que pode levar a artrite, tumores e uma vida útil mais curta.

5. Mudança de comportamento

Se o seu gatinho que é normalmente social de repente se torna anti-social, pode haver uma razão médica. Um sinal clássico de doença é ficar se escondendo, o gato se sente mal, tenta se ocultar de "predadores" e se esconde em um armário ou sob uma cama.

6. Mudança de comportamento

A falta de higienização pode causar um casaco de cabelo maçante ou oleoso, que pode indicar doenças da pele ou outros problemas.

Alguns gatos se sobrepõem e acabam com manchas calvas.

Complemente a sua leitura:

Os parasitas da pele, como pulgas ou sarna, ou mesmo o estresse podem causar esse comportamento.

7. Mudança de atividade

Um aumento súbito no nível de atividade em um gato de meia idade para mais velho pode indicar uma tireoide hiperativa. Se o seu gato parece menos entusiasmado com o movimento ou a reprodução, isso pode indicar artrite ou outras questões.

8. Mudança do padrão de sono

Se seu gato parece dormir o dia todo quando ele costumava ser ativo, ele talvez esteja tentando dizer que ele não se sente bem. O oposto também é verdade.

Se o seu gatinho estiver acordado durante toda a noite vagando pela casa, vocalizando ou pareça hiperativo durante o dia, pode haver uma causa subjacente.

9. Comportamento induzido por estresse

Uma mudança na rotina do seu gato pode ser um sinal de estresse.

Alterações no ambiente em que seu animal de estimação vive, como a adição de outro animal de estimação, remodelação ou ruídos altos podem causar o esconderijo, a depressão ou a falta de apetite.

Seja objetivo e minucioso ao descrever quaisquer alterações potenciais ao seu veterinário.

10. Mudança de voz

As alterações de voz podem realmente indicar um problema.

Normalmente gatos silenciosos com um aumento nas vocalizações, ou uma gatinha que geralmente mia muito e que de repente se torna silenciosa, pode significar problemas.

Saiba mais sobre: Qualidade de Vida

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "10 sinais comuns de doença em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.