Recentemente meu gato foi diagnosticado com diabetes. Este é o meu segundo gato diabético! Ambos tinham mais de 8 anos de idade. Isto é apenas uma infeliz coincidência?
Talvez porque os gatos estão vivendo mais e muitos gatos estão acima do peso, a incidência de diabetes ou diabetes mellitus está se tornando mais comumente diagnosticada em gatos de estimação. É provável que gatos compartilhando uma casa e um estilo de vida estejam igualmente em risco para a doença.
Você também pode gostar:
Os primeiros sinais de diabetes em gatos mais velhos podem ser sutis e leves, como a perda de peso, aumento da fome e sede são exemplos. Testes de sangue e urina são necessários para diagnosticar a doença e a maioria dos gatos (uma vez diagnosticados e tratados apropriadamente) vão ter vidas normais.
Incidência e causas do diabetes em gatos
O diabetes desenvolve-se em cerca de 1 em 100-200 gatos. Um aumento da incidência de diabetes mellitus foi observado em gatos birmaneses na Austrália e no Reino Unido.
Diabetes mellitus pode ocorrer devido a uma deficiência de insulina ou devido a uma incapacidade do organismo para responder à insulina. Sem insulina, o corpo não pode utilizar glicose.
Nos gatos diabéticos, o excesso de glicose é eliminado pelos rins, produzindo micções frequentes. Há uma necessidade de compensar o aumento da micção por beber quantidades incomuns de água.
Complemente a sua leitura:
Pancreatite, hipertireoidismo, medicamentos como o acetato de megestrol (Megace) e alguns corticosteroides têm o potencial de causar ou imitar diabetes em um gato. A obesidade é um fator predisponente para todos os gatos, e os gatos birmaneses podem ter uma predisposição genética. Gatos machos têm o dobro do risco de fêmeas. Em maior risco são os gatos machos castrados com mais de 10 anos de idade e mais de 15 quilos de peso.
Uma possível razão pela qual o diabetes é mais comum em gatos idosos é que, simplesmente, eles foram expostos a causas potenciais por mais tempo.
Como posso prevenir o diabetes nos meus gatos mais velhos?
Uma dieta adequada e exercícios regulares podem percorrer um longo caminho para evitar o desenvolvimento de diabetes em gatos mais velhos. Além de outros efeitos negativos, a obesidade também é conhecida por contribuir para a resistência à insulina.