A diarreia é caracterizada por movimentos frequentes de intestinos soltos ou líquidos. A diarreia em cães pode ser causada por algo tão simples como uma mudança na dieta ou uma doença mais grave ou infecção.
Diarreia em cães pode ser súbita no início e curto prazo. Pode igualmente durar semanas a meses. Um único episódio de diarréia não é geralmente uma causa de preocupação em cães, mas se persistir por mais de um dia, pode levar à desidratação, ou pode indicar uma questão de saúde subjacente e deve ser verificado por um veterinário.
Você também pode gostar:
O que causa diarréia em cães?
- Mudança na dieta
- Intolerância alimentar
- Ingestão de lixo ou comida estragada
- Ingestão de substâncias venenosas ou material vegetal tóxico
- Ingestão de corpo estranho (por exemplo, brinquedo, elástico, saco de plástico, etc.)
- Reação alérgica
- Infecção bacteriana ou viral
- Parasitas internos, tais como lombrigas, Coccidia e Giardia
- Doença inflamatória intestinal
- Doença renal ou hepática
- Câncer ou outros tumores do trato digestivo
- Certos medicamentos
- Colite
- Estresse
- Gastroenterite
Quais são os sintomas gerais da diarreia?
Perda de liquido, fezes freqüentes são os sintomas mais comuns de diarreia em cães. Outros sinais incluem flatulência, sangue ou muco nas fezes, mudanças no volume de fezes e esforço para defecar. Letargia, desidratação, febre, vômitos, diminuição do apetite, perda de peso e uma maior urgência para defecar também pode acompanhar diarreia.
Se a diarreia do seu cão é preta, ele pode estar enfrentando hemorragia interna do estômago ou intestino delgado e deve ser examinado por um veterinário imediatamente.
Como faço para tratar a diarreia?
É frequentemente recomendado que você evite dar o seu cão qualquer alimento entre 12-24 horas, enquanto ele está enfrentando diarréia, mas fornecer muita água fresca e limpa para evitar a desidratação. Verificar com seu veterinário sobre o curso apropriado do tratamento para o caso específico do seu cão.
Quando devo levar o meu cão ao veterinário?
Levar o seu cão para o veterinário se a sua diarreia continua por mais de um dia, ou se você observar letargia, vômitos, febre, fezes escuras e coloridas ou fezes com sangue, esticando para defecar, diminuição do apetite ou perda de peso inexplicável. Contate seu veterinário imediatamente se você observa seu filhote de cachorro tem a diarreia, porque pode ser um indicador importante de doenças sérias em cães novos.
O que posso esperar na consulta do veterinário?
Seu veterinário irá examinar o seu cão para doenças subjacentes e avaliar a desidratação. Ele ou ela pode tomar uma amostra de fezes para verificar a presença de parasitas internos, bem como realizar testes sanguíneos para identificar uma possível causa da diarréia. Outros testes de diagnóstico podem incluir radiografias, ultra-som, culturas, endoscopia e biópsia. Os testes de diagnóstico realizados e tratamento recomendados vão depender de como o tempo de diarreia tem acontecido e da gravidade da condição do seu cão.
Determinados cães são propensos a diarréia?
Complemente a sua leitura:
Existem certas raças que podem ser predispostas às condições de desenvolvimento que levam à diarréia. Os pastores alemães, por exemplo, são conhecidos para ter uma prevalência aumentada da insuficiência pancreática exócrina na raça. Os cães novos são mais prováveis ter a diarreia infecciosa e parasitária relacionada do que cães adultos.
Como posso evitar diarreia?
Mantenha na mente que mesmo os cães perfeitamente saudáveis às vezes podem ter diarreia. Aqui estão as dicas para reduzir a probabilidade de ocorrência:
- Mantenha-se atualizado com as vacinas do seu cão.
- Verifique se o seu cão está livre de parasitas, seguindo as recomendações do seu veterinário.
- Não deixe o seu cão ter acesso ao lixo, comida estragada, etc
- Ao passear o seu cão, ver que ele não come nada fora da rua, não come material vegetal ou bebida de poças.
- Não permita que ele possa ingerir fezes de outros animais.
- Minimizar o estresse no ambiente do seu cão.
- Se você decide mudar o alimento do seu cão, é uma boa idéia introduzir o novo alimento gradualmente, misturando o com seu alimento atual para assegurar uma transição mais fácil para o trato gastrointestinal do seu animal de estimação.