diarreia crônica em gatos
Diarreia crônica é definida como diarreia que dura três semanas ou mais. Às vezes, o material fecal do seu gato pode ter sangue fresco ou muco nele.
Pode haver algum tipo da doença intestinal atual, especial se seu gato experimentou uma mudança no apetite e perdeu o peso, mostra uma condição diminuída do corpo, desenvolveu um revestimento de cabelo pobre e é menos ativo.
É importante que você faça o check-in com seu veterinário o mais rápido possível.
Causas da diarreia em gato
Há uma série de condições ou doenças que podem levar a diarreia crônica. Estes incluem vírus, certas bactérias, parasitas intestinais, alguns protozoários, infecções fúngicas, intolerâncias alimentares ou alergias, certos medicamentos e toxinas, doença hepática, doença pancreática, doença renal e uma tireoide hiperativa, por exemplo.
Além disso, quando seu gato não absorve adequadamente os nutrientes, ele pode perder peso e ter alterações em seus movimentos intestinais. Nesta situação, você deve procurar o conselho do seu médico.
Você também pode gostar:
Sintomas da diarreia crônica em gatos
- Fezes soltas e aquosas que duram três semanas e mais
- Mudança de cor no banquinho
- Sangue e/ou muco nas fezes
- Aumento do número de fezes
- Aumento do volume de fezes produzidas
- Eliminação difícil ou dolorosa
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Pobre revestimento do pêlo
- Letargia ou lentidão
Diagnóstico da diarreia
Primeiramente, seu veterinário revisará uma história médica completa, executará uma examinação física completa e conduzirá testes para ajudar a diagnosticar a causa preliminar da diarreia crônica do seu gato.
Quais testes o seu médico pode fazer será baseado na história individual do seu gato e resultados do exame físico e pode incluir:
- Exame fecal para parasitas
- Contagem de sangue completa (CBC)
- Perfil químico
- Urease
- Raios-X abdominais
- Raios-x da caixa
- Testes para problemas de absorção e digestão
- Análise de doenças virais
- Ultrassonografia abdominal
- Série de bário tgi superior
- Enema de Bário (se houver uma questão de doença do cólon)
- Exame endoscópico e biópsia do estômago, intestino delgado e cólon com uma revisão patologista e culturas para organismos bacterianos e fúngicos
- Testes de ácidos biliares de soro
- Um teste de nível de chumbo no sangue
Complemente a sua leitura:
Se os resultados dos testes não revelam nada, seu veterinário pode achar que a cirurgia abdominal exploratória seja útil para fazer um diagnóstico.
Tratamento da diarreia crônica em gato
Seu veterinário tentará ter um diagnóstico final antes de iniciar todo o tratamento porque cada processo da doença que pode causar a diarreia crônica terá um tratamento diferente associado com ela.
Alguns dos tratamentos mais comuns que o veterinário pode prescrever são:
- Desparasitação (para parasitas intestinais)
- Curso curto de drogas antimicrobianas (para parasitas intestinais e protozoários)
- Outros antibióticos são por vezes necessários
- Incorporar uma dieta rica em fibras ou dieta hipoalergênica, dependendo dos sintomas
- Se hospitalizado, fluidos intravenosos, nutrição suplementar e vitaminas e protetores intestinais podem ser necessários
- Algumas doenças diarreicas crônicas não podem ser curadas e exigem cuidados para toda vida
Em casa
É crítico que você preste muita atenção à diarreia crônica do seu gato. Mantenha o controle sobre seu volume de fezes e sua consistência, quantas vezes ele elimina e qualquer dificuldade em defecar. Observe se sangue ou muco está no banquinho. Você deve seguir o peso, o apetite e o nível de atividade do seu gato. Todos os medicamentos que seu veterinário prescreve devem ser dadas exatamente como dirigido.