Dificuldades Respiratórias em cães
Autora:

Dificuldades Respiratórias em cães

Doenças em qualquer parte do sistema respiratório e até mesmo em outras partes do corpo pode levar a dificuldades respiratórias em cães.

Dificuldades Respiratórias em cães

Taquipneia, e respiração ofegante em cães

O sistema respiratório tem muitas partes, incluindo o nariz, boca, garganta (faringe e laringe), traqueia e pulmões. O ar é puxado através do nariz ou da boca e é então levado para baixo nos pulmões, através de um processo referido como inspiração. Nos pulmões, o oxigénio é transferido para os glóbulos vermelhos. As células vermelhas do sangue então carregam o oxigênio a outros órgãos no corpo.

Enquanto o oxigênio está sendo transferido para as células vermelhas do sangue, o dióxido de carbono é transferido das células vermelhas do sangue para o ar dentro dos pulmões. É então empurrado para fora através do nariz ou da boca através de um processo referido como expiração.

Doenças em qualquer parte do sistema respiratório e até mesmo em outras partes do corpo pode levar a dificuldades respiratórias em cães. O problema pode afetar todas as raças e idades e pode rapidamente ser uma ameaça de vida. Se o seu cão está tendo problemas com a respiração, ele deve ser consultado por um veterinário o mais rapidamente possível.

Respiração e taxa respiratória para cães

Diferenciar entre um cão que está respirando normalmente e aquele que está tendo dificuldade para respirar nem sempre é tão simples como pode parecer. Em repouso, os cães sadios devem ter uma taxa respiratória de entre 20 e 34 respirações por o minuto e não devem parecer colocar muito esforço na respiração. Naturalmente, os cães podem respirar mais rapidamente e/ou mais profundamente na resposta aos fatores normais tais como temperaturas mornas, exercício, esforço, e excitamento.

Você também pode gostar:

Os proprietários devem saber o que é normal para seus cães antes que todos os problemas de saúde se desenvolvam. Como seu cão respira quando está em repouso? Enquanto vai dar um passeio? Depois de um jogo vigoroso? Com este conhecimento na mão, você será capaz de pegar mudanças sutis na taxa respiratória do seu cão e esforço antes de uma crise respiratória se desenvolva.

Sintomas de dificuldades respiratórias em cães

Os cães com problemas respiratórios podem desenvolver sintomas diferentes relacionados ao problema específico da saúde que estão enfrentando e como é severo. Seu veterinário irá identificar o tipo específico de dificuldade respiratória seu cão está tendo que ajudar a restringir as causas potenciais.

A desaceleração (respiração ofegante), taquipneia (respiração rápida), e as respirações ofegantes anormais são tipos comuns de anomalias respiratórias que afetam os cães.

Respiração trabalhada (dispneia)

Quando os cães estão trabalhando mais para respirar do que as circunstâncias garantem, eles são dispneicos (sofrendo de ar). Os sintomas comuns incluem:

  • A parede torácica e às vezes a barriga vai se mover mais do que é normal quando a respiração
  • As narinas podem abrir-se ao respirar
  • Respiração com uma boca aberta (mas não ofegante)
  • Respiração com os cotovelos saindo do corpo
  • Pescoço e cabeça mantida baixa e para fora na frente do corpo (estendido)
  • As dificuldades respiratórias podem ocorrer primariamente quando respiram (ar inspirado), quando expiram (o estiramento expiratório), ou uma combinação dos dois.
  • Respiração ruidosa

Respiração rápida (taquipneia)

Complemente a sua leitura:

Quando os cães estão respirando mais rápido do que as circunstâncias garantem, eles estão sofrendo de taquipneia. Os sintomas comuns incluem:

  • A taxa de respiração é mais rápida do que o normal
  • A boca pode ser fechada ou parcialmente aberta, mas geralmente não fica aberta durante o estado ofegante.
  • A respiração é muitas vezes mais superficial do que o normal.

Ofegante

Ofegar pode ser uma maneira normal para os cães para arrefecer-se em resposta ao exercício ou altas temperaturas ou uma indicação de um problema respiratório. Respiração ofegante é caracterizado por: 

  • Respiração rápida
  • Geralmente respirações rasas
  • Boca amplamente aberta
  • Língua estendida

Alguns cães desenvolvem uma combinação de problemas respiratórios  e os outros sintomas, como a tosse, dependendo do problema subjacente.

Dificuldade de respiração pode ser uma emergência de risco de vida, e seu cão deve ser visto por um veterinário o mais rapidamente possível. Você precisa fornecer a história completa da saúde do seu cão, o aparecimento dos sintomas, e os incidentes possíveis que puderam ter precedido esta circunstância. Durante o exame, o seu veterinário irá observar cuidadosamente como o seu cão está respirando e ouvir o seu peito para sons específicos que podem ajudar a identificar o problema. A cor da gengiva do seu cão será avaliada também, desde que a cor das gengivas pode indicar se os níveis de oxigênio são adequados ou se o seu cão tem uma baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia). Seu veterinário pode tentar obter a tosse no seu cão, pressionando em sua traquéia. Se seu cão está tendo a dificuldade extrema para respirar, o veterinário vai fornecer oxigênio antes de fazer todos os testes.

Saiba mais sobre: Pulmão

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Dificuldades Respiratórias em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.