Dificuldades respiratórias em gatos
Autora:

Dificuldades respiratórias em gatos

Taquipneia e respiração ofegante em gatos.

Dificuldades respiratórias em gatos

Taquipneia e respiração ofegante em gatos

O sistema respiratório tem muitas peças, incluindo o nariz, garganta (faringe e laringe), traquéia e pulmões.

O ar entra pelo nariz e é então levado para os pulmões, através de um processo conhecido como inspiração. Nos pulmões, o oxigênio é transferido para os glóbulos vermelhos.

As células vermelhas do sangue, em seguida, transportar o oxigênio para outros órgãos no corpo.

Isto é tudo parte do processo físico de um corpo saudável.

Enquanto o oxigênio está sendo transferido para as células vermelhas do sangue, o dióxido de carbono é transferido das células vermelhas do sangue para os pulmões.

É então realizada através do nariz através de um processo referido como expiração.

Este movimento cíclico de respiração é controlada pelo centro respiratório no cérebro e nervos no peito.

Doenças que afetam o sistema respiratório, ou o centro respiratório no cérebro, pode trazer dificuldades respiratórias.

A respiração perturbada ou trabalhada é medicamente referida como a desaceleração, e a respiração excessivamente rápida é referida medicamente como taquipneia.

Dificuldades respiratórias podem afetar os gatos de qualquer raça ou idade, e o problema pode rapidamente se tornar uma ameça de vida. Se o seu gato está tendo problemas com a respiração deve ser visto por um veterinário o mais rapidamente possível.

Você também pode gostar:

Sintomas e tipos de dificuldade respiratória em gato

Dificuldade respiratória

  • O movimento da barriga e do peito ao respirar
  • As narinas podem abrir-se ao respirar
  • Respiração com uma boca aberta
  • Respiração com os cotovelos saindo do corpo
  • Pescoço e cabeça são mantidos baixo e para fora na frente do corpo (estendido)
  • Problema pode ocorrer ao respirar em
  • O problema pode ocorrer ao expirar (ar expiratório)
  • Respiração ruidosa (estridor)

Respiração rápida (taquipneia)

  • A taxa de respiração é mais rápida do que o normal A boca é geralmente fechado

Ofegante

  • Respiração rápida
  • Geralmente respirações rasas
  • Boca aberta

Outros sintomas, dependendo da causa do problema respiratório

  • Tosse

Diagnóstico para dificuldade respiratória em gato

Se seu gato está tendo a dificuldade respirar, esta pode ser uma emergência com ameça de vida.

É importante ter o seu gato visto por um veterinário o mais rapidamente possível.

Você precisará fornecer uma história completa da saúde do seu gato, o início dos sintomas, e os incidentes possíveis que puderam ter precedido esta circunstância.

Durante o exame, o veterinário observará com cuidado como seu gato respira, e escutar o seu peito para a evidência de um sopro do coração ou fluido nos pulmões.

A cor da gengiva do seu gato será cuidadosamente avaliada também, uma vez que a cor das gengivas pode indicar se o oxigênio está sendo entregue aos órgãos (hipoxemia) efetivamente, ou se houver uma contagem de glóbulos vermelhos baixos (anemia).

Seu veterinário pode tentar obter o seu gato para tosse, pressionando em sua traquéia.

Se o seu gato está tendo extrema dificuldade respiratória, o veterinário vai dar para o seu gato oxigênio para ajudá-lo a respirar antes de fazer mais testes.

Testes padrão incluem uma contagem completa de sangue, perfil bioquímico e análise de urina.

Estes irão ajudar o seu veterinário para determinar se o seu gato tem uma infecção ou uma baixa contagem de glóbulos vermelhos.

Eles também vão mostrar se os órgãos internos do seu gato estão funcionando normalmente.

Seu veterinário também vai tirar uma amostra de sangue para testar a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono no sangue do seu gato.

Isto ajudará a determinar como severo a dificuldade de respiração do seu gato é e se o problema está nos pulmões ou em algum lugar mais no peito. Seu veterinário também pode tirar sangue para um teste de verme.

Outras ferramentas diagnósticas que podem ser usadas são as imagens do raio X e do ultra-som do peito, ambos para examinar para um coração aumentado que possa conduzir à insuficiência do coração, e para ver se os pulmões parecem normais.

A estrutura interna do abdômen também pode ser examinada usando este método. Se parece haver uma acumulação de fluido no peito, pulmões ou barriga, alguns desses fluidos serão extraídos para análise.

Complemente a sua leitura:

Se o seu gato não parece ter um problema cardíaco, o seu veterinário também pode encomendar um ECG (eletrocardiograma) para medir o ritmo e a atividade elétrica do coração, ambos os quais determinam a capacidade do coração para operar normalmente.

Se o problema do seu gato está em seu nariz ou vias aéreas, uma pequena câmera chamada de endoscópio pode ser usado para obter um olhar mais atento nestas áreas.

Estes procedimentos são conhecidos como rinoscopia e broncoscopia, respectivamente.

Enquanto o seu veterinário está examinando o seu gato com o endoscópio, amostras de fluido e células podem ser tomadas para análise.

Tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico final que seu veterinário faz para problemas de respiração do seu gato.

A maioria dos problemas respiratórios requerem admissão em um hospital até que a incapacidade de tomar oxigênio suficiente foi resolvido.

Seu gato será dado oxigênio para ajudá-lo a respirar e para obter oxigênio para seus órgãos, e medicamentos podem ser dados, seja pela boca ou por via intravenosa (IV), para ajudar o seu animal de estimação respirar.

O medicamento prescrito será dependente da causa do problema respiratório. A atividade do seu gato será restringida até que o problema de respiração seja resolvido ou melhorado extremamente.

O descanso em gaiola pode ser uma opção se você não tem nenhuma outra maneira de restringir o movimento do seu gato, e proteger seu gato de outros animais de estimação ou de crianças ativas é uma parte importante do processo da recuperação.

Vida e gestão

Uma vez que seu gato puder retornar para casa com você, será muito importante seguir as instruções do veterinário.

Dispense todas as medicações como dirigidas, e permaneça ao seguimento programado verificações do progresso com seu veterinário.

Seu veterinário repetirá muitos dos testes que foram feitos quando seu animal de estimação foi diagnosticado: contagens de sangue completas, perfis bioquímicos, e raios x do tórax.

Todos são importantes na determinação de como seu gato está respondendo ao tratamento.

Dependendo do problema do seu gato, seu nível de atividade pode precisar ser reduzido para o resto de sua vida.

Se você notar qualquer mudança na forma como o seu gato está respirando, é importante consultar com o seu veterinário imediatamente.

Saiba mais sobre: Pulmão

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Dificuldades respiratórias em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.