O que é disfunção cognitiva em gatos?
O seu gato vagueia à noite, uivando como se tivesse perdido o seu melhor amigo? Esquecer onde está sua caixa de areia ou ficar "preso" nos cantos? Parece que não sabe quem você é?
Ele pode estar sofrendo de síndrome de disfunção cognitiva em gatos, ou senilidade felina. É uma mudança degenerativa no cérebro que pode fazer com que seu gato se torne ansioso, esquecido ou confuso.
Felizmente, disfunção cognitiva em gatos às vezes pode ser gerenciada com medicamentos, mudanças ambientais e técnicas de modificação do comportamento.
Seu veterinário deve verificá-lo para se certificar de seus sintomas não são causados por outro problema de saúde, como artrite ou uma infecção urinária.
Uma vez que outras doenças são excluídas, o seu veterinário pode prescrever medicamentos que podem ajudar a disfunção cognitiva em gatos. Você pode tornar mais fácil para ele usar a caixa de areia, fornecendo passos para ele ou cortar uma seção para que ele possa entrar direto nela.
Você também pode gostar:
As causas exatas do declínio da função mental em gatos mais velhos nem sempre podem ser identificadas. Um aumento na taxa de degradação de neurotransmissores e a acumulação de radicais livres prejudiciais no cérebro podem ser responsáveis em alguns casos.
Qualquer que seja a causa, existem diferenças físicas e fisiológicas identificáveis entre os cérebros de gatos saudáveis e aqueles com disfunção cognitiva que vão além das mudanças normais associadas ao envelhecimento. Sintomas típicos de declínio cognitivo em gatos incluem:
- Mudanças no comportamento e níveis de atividade
- Problemas com o uso da caixa de areia Inquietação e perambulação
- Desorientaçao
- Vocalização
- Perda de memória
- Mudanças na maneira como um gato se relaciona com pessoas ou outros animais de estimação
- Padrões de sono alterados
Estrutura e rotina também vai ajudar o seu gato sênior manter boa função mental. Alimentá-lo em horários regulares, ter uma data de jogo diário e dar guloseimas em um determinado momento. Quanto mais seu gato pode antecipar bons tempos, melhor ele é susceptível de responder as melhorias.
O que fazer para gatos com disfunção cognitiva?
Complemente a sua leitura:
A primeira coisa a fazer se você suspeitar que seu gato mais velho está desenvolvendo disfunção cognitiva é levá-lo ao seu veterinário para um trabalho. Outras doenças podem ter sintomas que imitam o declínio cognitivo. Seu veterinário precisará descartar condições como artrite, doença hepática, problemas neurológicos (por exemplo, um tumor cerebral), distúrbios hormonais, insuficiência renal e pressão alta antes de chegar a um diagnóstico definitivo.
Sim, existem coisas que podem ser feitas para ajudar os gatos que sofrem com problemas conhecimento. Medicamentos e suplementos como selegelina, propentilina, antioxidantes, sertralina, lorazepam, melatonina, L-teanina, alfa-casozepina e feromônios foram mais estudados em cães, mas parecem ser seguros para uso em gatos. A eficácia varia muito dependendo do paciente. Encontrar a combinação certa para cada indivíduo é mais uma arte do que uma ciência neste momento.
O enriquecimento, a estimulação mental e o alívio do estresse também podem ajudar muito a melhorar ou manter a acuidade mental de um gato. Atividades como a passear na coleira, passar o tempo em um recinto seguro ou em um poleiro em frente a uma janela, e brincar com brinquedos ajudam a manter os animais idosos em atividade. Gatos mais velhos podem aprender novos truques, e isso ajuda a manter suas mentes e corpos fortes.