Distúrbios ósseos e musculares em peixes
Autora:

Distúrbios ósseos e musculares em peixes

Os distúrbios ósseos e musculares em peixes são devidos a várias razões, incluindo infecções, parasitas, lesões e desequilíbrio nutricional.

Distúrbios ósseos e musculares em peixes

Parasita Pleistophora Hyphessobryconis (Doença do Neon)  

Assim como outros animais, os peixes podem ter distúrbios ósseos e musculares.

Sintomas e tipos

Uma dessas desordens ósseas e musculares é a Doença da Parte Inferior, que é tipicamente devida a uma deficiência de vitamina C.

Esta doença literalmente dobrará a espinha dorsal do peixe. No entanto, lesões são, por vezes, a causa de um distúrbio ósseo anormal.

Outra desordem óssea e muscular típica é causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis.

Este parasita ataca o músculo esquelético, responsável pelo movimento, de peixes de aquário de água doce, como o neon tetra e o angelfish. Os peixes infectados com o parasita, que causou o dano muscular, vão ter os movimentos musculares anormais.

Você também pode gostar:

Para identificar a infecção do parasita, o veterinário irá realizar um exame microscópico. No entanto, não há tratamento para este distúrbio ósseo e muscular específico. A única maneira de evitar a propagação da doença é remover todos os peixes infectados do aquário, tanque ou viveiro de peixes.

Sintomas em ordem de progressão

  • Inquietação e sensibilidade.
  • O peixe fica mais isolado
  • O peixe tem dificuldade em nadar (neste ponto o tratamento geralmente falha)
  • O peixe começa a perder a coloração.
  • À medida que os cistos se desenvolvem e produzem mais esporos, o corpo pode se tornar irregular.
  • Muitas vezes, em casos avançados, a coluna pode ficar deformada ou curva.

Causas

Complemente a sua leitura:

Os distúrbios ósseos e musculares em peixes são devidos a várias razões, incluindo infecções, parasitas, lesões e desequilíbrio nutricional. Os distúrbios causados ​​por um desequilíbrio nutricional são causados ​​por deficiência de vitaminas (ou seja, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E e selênio).

Tratamento

É importante que você coloque em quarentena todos os peixes que possam estar infectados; Isso evitará uma possível disseminação da infecção.

Além disso, os peixes com distúrbios ósseos e musculares devido à infecção devem ser mantidos em um tanque ou aquário medicado, seguindo o tratamento prescrito pelo seu veterinário.

Mantenha seus peixes em uma dieta nutricionalmente balanceada.

Peixes com desequilíbrios alimentares devem receber vitaminas. E se capturado em um estágio inicial, ajudará os peixes que sofrem de distúrbios ósseos e musculares.

Saiba mais sobre: Peixe

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Distúrbios ósseos e musculares em peixes" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.