O que é insuficiência cardíaca?
A falha ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às exigências do corpo. Isso causa mudanças no corpo enquanto tenta suportar um sistema vacilante. Essas mudanças incluem aumento da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca e retenção de fluidos.
Causas
Doenças cardíacas podem ter muitas origens. Pode ser causada por alterações nas paredes musculares do coração, defeitos das válvulas que separam as câmaras do coração ou estreitamento dos vasos que saem do coração. Como acontece com os humanos, anormalidades cardíacas podem existir ao nascer ou podem se desenvolver no final da vida. Em animais de estimação, a larva pode ser um fator importante contribuinte.
Quando o coração é incapaz de funcionar corretamente, há um acúmulo de pressão de fluido dentro do sistema circulatório. Isso pode causar vazamento de fluido no peito ou abdômen e é responsável por muitos dos sinais clínicos vistos com doenças cardíacas.
Você também pode gostar:
Sinais clínicos
- tossir
- dificuldade para respirar
- ingurgitamento de veias (muitas vezes pode ser visto na veia jugular no pescoço)
- abdômen inchado (ascites – fluido na cavidade abdominal)
- fígado aumentado
- perda de peso
- diminuição da tolerância ao exercício (pneus de cachorro facilmente)
- membranas mucosas pálidas ou azuis
- extremidades frias (dedos ou pontas das orelhas)
- inchaço fluido de membros inferiores
Diagnóstico
Se você suspeitar que seu animal de estimação está sofrendo de doença cardíaca, leve-os ao seu veterinário. O diagnóstico de doença cardíaca começa com um exame físico minucioso. Ouvir o peito do paciente com um estetoscópio pode permitir que o veterinário identifique quaisquer sons anormais do coração, ritmos ou sons pulmonares.
Raio-X
Se houver suspeita de anormalidade, o próximo passo é tirar o raio-X do tórax. Os raios-X do tórax mostram o tamanho e a forma da silhueta do coração, qualquer aumento do vaso sanguíneo dentro do peito, e quaisquer alterações nos pulmões.
Ultra-som
O ultrassom do coração (também chamado de ecocardiografia) é uma técnica muito útil. É usado para ver o tamanho das câmaras cardíacas e o grau de contração do coração. Máquinas de ultrassom mais avançadas podem até mostrar a direção do fluxo sanguíneo através do coração.
Eletrocardiograma (ECG)
Complemente a sua leitura:
Um ECG (eletrocardiograma) é outra forma de investigar doenças cardíacas. Este dispositivo registra os impulsos elétricos através do coração enquanto os nervos disparam para estimular o coração a bater. Os ECGs são úteis para determinar qualquer alteração no ritmo do coração e podem dar uma indicação de mudanças no tamanho da câmara cardíaca.
Patologia clínica
Outros testes como exames de sangue e urina podem ajudar a determinar as alterações causadas por doenças cardíacas e são frequentemente recomendados antes da terapia para doenças cardíacas começar.
Muitas terapias diferentes para doenças cardíacas estão disponíveis dependendo do tipo e gravidade do transtorno. A maioria dos animais de estimação com doenças cardíacas leves respondem bem à terapia e podem ter uma vida útil prolongada com o tratamento. Infelizmente, muitas doenças cardíacas são progressivas. É por isso que o diagnóstico precoce de doenças cardíacas pode ser muito importante para dar um prognóstico mais preciso. A terapia para doenças cardíacas é vitalícia e geralmente requer rechecagens regulares para avaliar quaisquer alterações ocorridas.
Se o seu animal de estimação apresentar algum dos sintomas clínicos de doença cardíaca, entre em contato imediatamente com o veterinário.