A artrite em gatos também conhecida como doença articular degenerativa, é muito comum em gatos.
Doença de articulação degenerativa em gatos ocorre quando a cartilagem (firme, tecido conjuntivo que protege as extremidades dos ossos) dentro de uma articulação é desgastada.
Esta falta de cartilagem na articulação pode causar dor crônica que pode ser insuportável e pode levar a uma má qualidade de vida.
Os gatos com doença articular degenerativa geralmente apresentam dor na parte inferior das costas, cotovelos, joelhos, quadris, ombros e tornozelos. Estudos indicam que até 92% dos gatos podem ter doença de articulação degenerativa.
Você pode pensar que a doença das articulações degenerativas só ocorre em gatos mais velhos, no entanto, mesmo os gatos jovens podem obter doença de articulação degenerativa, mas você pode não perceber até que sua condição piora com a idade.
Seu papel no diagnóstico da doença da articulação degenerativa em gatos
Como você conhece seu gato melhor do que qualquer outra pessoa, você conhece seu temperamento, disposição, rotinas e atividades normais.
Você também pode gostar:
- Qualquer alteração no comportamento normal do seu gato pode ser um sinal de dor.
- É útil manter um caderno onde você pode escrever como seu gato normalmente se comporta, qualquer mudança e / ou novos comportamentos.
- Para identificar mudanças, você precisa comparar os comportamentos e reações diárias do seu gato em várias situações até quando eram jovens adultos.
- Qualquer alteração no comportamento normal do seu gato pode significar que seu gato está com dor, doente ou estressado - todos os motivos para falar com seu veterinário imediatamente.
Sinais e sintomas de artrite em gatos
Pode ser muito difícil perceber que seu gato sofre porque os sinais são sutis e difíceis de identificar. Os gatos têm um instinto natural para ocultar ou mascarar sinais de dor ou fraqueza. Isso ocorre porque os gatos são caçadores solitários, que se protegem contra predadores e ameaças percebidas. Mesmo os gatos que vivem exclusivamente no interior ainda têm esse instinto protetor.
Os gatos com doença de articulação degenerativa (artrite) raramente lutam porque a doença geralmente ocorre na mesma articulação em ambas as pernas (por exemplo, ambos os joelhos). Isso difere muito da artrite em cães, que podem apresentar mais dor em uma perna, então há uma coxa notável. O desconforto com a caminhada também é mais fácil de reconhecer nos cães, porque geralmente eles são usados em caminhadas ao ar livre.
Complemente a sua leitura:
Se o seu gato apresentar uma das seguintes alterações, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
- Diminuiu o pulo para cima ou para baixo, ou não está pulando tão alto quanto antes
- Dificuldade ou hesitação para subir ou descer escadas; mais lento nas escadas
- Rigidez
- Menos ativo e brincalhão
- Retirada, escondido ou aumento "aderência"
- Diminuição de grooming ou over-grooming uma área dolorosa
- Agressivo quando manipulado ou em direção a outro animal de estimação
- Sujidade na casa (não usar a caixa de lixo para urina e / ou fezes)
Gestão da dor da artrite em gatos
Se o seu veterinário diagnosticar o seu gato com doença de articulação degenerativa (artrite), existem excelentes tratamentos para esta condição, por isso não demore em entrar em contato com seu veterinário se você notar quaisquer sinais possíveis.
Lembre-se de nunca dar ao seu gato nenhum medicamento sem a direção do seu veterinário, incluindo medicamentos sem receita médica, como o ibuprofeno (ou seja, Advil ou Motrin), acetaminofeno (ou Tylenol) ou aspirina. Muitas dessas drogas podem ser mortais para os gatos.
- Uma vez que um diagnóstico é feito, seu veterinário irá ajudar a desenvolver um plano de tratamento para o seu gato.
- O tratamento inclui medicação e mudanças simples em sua casa para permitir que seu gato mantenha seus comportamentos normais.