Doença do bico e doença da pena nos pássaros
Autora:

Doença do bico e doença da pena nos pássaros

Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos é uma doença viral que afecta não só os papagaios, mas também outras aves.

Doença do bico e doença da pena nos pássaros

Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos

Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos é uma doença viral que afecta não só os papagaios, mas também outras aves. Pode ser visto em cacatuas, papagaios cinzentos africanos, papagaios Eclectus, loriini, agapornis e espécies de papagaios de origem asiática, australiana e africana. Geralmente, a doença do bico e penas dos psitacídeos afeta aves jovens, raramente observadas em aves com mais de três anos de idade.

Sintoma e Tipos da doença do bico e pena

Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos pode ser facilmente reconhecido pelos seus sintomas primários nas aves infectadas. Haverá uma perda geral de penas, que não pode ser atribuída à depenação espontânea das aves; outros sintomas incluem:

Você também pode gostar:

  • Penas afiadas
  • Penas com colchões
  • Penas anormalmente curtas (penas de alfinete)
  • Perda de pigmento em penas coloridas
  • Perda de pó para baixo
  • Veios sangrentos nas penas

À medida que a infecção progride, a ave fica deprimida durante dias e depois morre repentinamente.

Causas da doença do bico e penas

A doença dos psitacídeos de bico e penas é causada pelo Circovírus. Ele é transmitido de aves infectadas para aves saudáveis ​​por contato direto, geralmente a partir do pó de penas, pêlos ou fezes; Às vezes, a doença é transmitida pelo contato com um ninho infectado. As aves infectadas também podem transmitir o vírus para os filhotes.

Complemente a sua leitura:

Como o vírus pode sobreviver fora do corpo da ave durante anos e não pode ser morto por desinfetantes, ele pode se espalhar facilmente e é difícil de controlar.

Tratamento

Qualquer ave infectada com doença do bico e penas dos psitacídeosdeve ser imediatamente colocada em quarentena. A eutanásia é recomendada para evitar a propagação e parar o sofrimento da ave, já que não há tratamento efetivo para essa infecção viral.

Prevenção

Para evitar a doença do bico e penas dos psitacídeos, deve-se seguir rigorosa higiene nas colônias de aves, especialmente controlando a poeira. Além disso, verifique regularmente a doença do bico e penas dos psitacídeos. Conseqüentemente, se alguma ave for encontrada infectada, coloque a ave em quarentena e queime sua caixa ninho para evitar que a doença se espalhe.

Saiba mais sobre: Pássaro

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doença do bico e doença da pena nos pássaros" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.