Os cães e os seres humanos não são os únicos que podem sofrer da doença de carro ou da doença do movimento (mal do movimento). Os gatos podem igualmente desenvolver a aflição gastrintestinal ao viajar no carro, e para alguns gatos, viajar de avisão ou de barco pode induzir a mesma reação.
Sintomas de Mal do movimento
O vômito é, naturalmente, o primeiro sinal da doença de movimento. Evidências mais sutis de que seu amigo felino está se sentindo enjoado pode incluir o seguinte:
- Lamber o lábio
- Babar pesado
- Vocalização
- Ansiedade
- Micção ou defecação
- Comportamento moderado
Causa da doença do movimento no gato
A doença do movimento no gato pode estar associada a uma sensibilidade do ouvido interno interno que regula o equilíbrio e o balanço. Estresse e ansiedade causada por deixar o ambiente familiar e estar contido em uma caixa de viagem pode ser fatores contribuintes. Para alguns gatinhos a doença de movimento pode se tornar uma resposta condicionada, o gato aprende a associar o curso de viajar de carro com náuseas.
Dicas para diminuir a doença do carro do seu gato
Embora a doença do movimento não tem quaisquer conseqüências de saúde de longa duração, é certamente um grande arrasto para o pobre gato e os pobres humanos que devem limpar a bagunça. Se o seu gato experimenta a doença de movimento do carro, é importante encorajá-lo a tirar proveito das seguintes sugestões com esperanças de que seu carro pode ser um local pacífico e agradável.
Você também pode gostar:
- Comece gradualmente aclimatar seu gatinho à caixa ou ao portador que da viagem você pretende se usar ao viajar. Isto deve começar dentro do repouso. Idealmente, deixe a porta ao portador aberto e, quando seu gato gasta o tempo para dentro, forneça a abundância de deleites altamente desejáveis e de brinquedos. Graduado para ter seu gato passar o tempo no portador do curso quando no carro, sem o corredor do motor. Depois de vários dias, ligue o motor, mas não mova o carro. Isto pode ser seguido por curtas viagens rodoviárias.
- Gradualmente acumular tempo de viagem de carro, idealmente liquidação de volta em casa, onde seu gatinho será recompensado. Manter o carro fresco e tocar música pode fornecer algum benefício extra.
- Colocar algo que cheira como o repouso, tal como um cobertor ou um artigo da roupa. Enfrentando para a frente pode ajudar a prevenir a doença do carro.
- Cubra a caixa de uma forma que impeça seu gato de olhar para fora, à excepção de em uma direção para diante.
- Viaje quando seu gato está com o estômago vazio (sem comida por 4-6 horas). Isto significa saltar uma refeição ou cronometrar sua viagem de acordo com a programação de alimentação do seu gato.
- Tente um carro diferente. Se você tem o acesso a mais de um veículo, veja se um produz uma resposta mais favorável para seu gato do que o outro. Alguns carros podem causar mais enjôos do que outros.
- Converse com seu veterinário sobre Cerenia (citrato de maropitant), uma droga que foi desenvolvida especificamente para a prevenção da doença do carro/movimento em cães. Também é seguro e eficaz em gatos. Enquanto Cerenia vem em uma forma de comprimido para cães, ele deve ser administrado como uma injeção a pele em gatos. Muitos veterinários estão dispostos a ensinar seus clientes como dar injeções. Cerenia funciona melhor quando administrado uma a duas horas antes da viagem.
- Medicações controladas desenvolvidas para pessoas com doença de movimento não é tão eficaz para gatos. Além disso, muitos deles podem causar sonolência significativa. Não use estes produtos sem primeiro fazer um check-in com o seu veterinário.
- Feromônios podem fornecer um efeito de acalmar para alguns gatos. Obter uma recomendação para tal produto de seu veterinário.
- Medicamentos ou remédios que reduzem a ansiedade, como Valium ou remédio de resgate, podem fornecer benefícios. Converse com seu veterinário sobre esta opção, e certifique-se de dar o produtoo depois de um este executado em casa antes de usá-lo para um passeio de carro.
- Aromaterapia com lavanda tem sido mostrado para reduzir significativamente a ansiedade induzida por passeio de carro em cães. Embora não testado em gatos, esta terapia vale a pena tentar.
Perguntas para fazer ao seu veterinário
- O que você recomendaria para a doença de movimento do meu gato?
- Há algum remédio que você sugere que eu tente?
- Se eu quiser tentar Cerenia, você estará disposto a me ensinar como dar injeções?
Complemente a sua leitura:
Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.