A doença do trato urinário inferior (bexiga e uretra) é um problema muito comum em gatos e pode ser devido a uma única ou, mais comumente, uma combinação de fatores.
Esses incluem:
- Idiopatias (causas desconhecidas)
- Cristais ou pedras urinárias
- Bactérias e outros micróbios (virais, fúngicos), que causam infecções do trato urinário (ITUs)
- Anormalidades anatômicas ou neurológicas
- Câncer
O estresse também pode desempenhar um papel em alguns gatos.
Seja qual for a causa subjacente, os sintomas são os mesmos que o trato urinário inferior do gato responde de maneira semelhante e previsível: inflamação e a dor que o acompanha. Infelizmente, os gatos não reclamam e muitas vezes escondem instintivamente seu desconforto, dificultando observar que eles estão doentes. Há, no entanto, alguns sinais indicadores de que seu animal de estimação tem um problema no trato urinário inferior.
Esses incluem:
Você também pode gostar:
- Urinar fora da caixa de areia
- Micção freqüente com pouca ou nenhuma urina
- Chorando durante a micção
- Sangue na urina
- Lamber freqüente dos genitais, especialmente imediatamente após a urinar
- Esforçando-se para urinar
Em alguns casos, especialmente em gatos machos, pois eles têm uma uretra muito mais longa e estreita que as fêmeas, ocorre uma obstrução, que pode levar a um desconforto extremo e eventuais danos aos rins; pode até levar à ruptura da bexiga, se o problema não for tratado imediatamente. Esta é uma verdadeira emergência.
Os testes diagnósticos, conforme descrito abaixo, são necessários para diferenciar a infecção do trato urinário não complicada, que geralmente responde bem à antibioticoterapia, das outras causas da doença do trato urinário inferior.
Diagnóstico / Tratamento
Se você suspeitar que seu gato pode ter uma doença do trato urinário inferior, é importante levar o gato ao veterinário imediatamente. Seu veterinário irá realizar um exame físico completo, ter um histórico completo e pode recomendar alguns testes de diagnóstico.
Esses testes podem incluir:
- Um exame de urina e cultura de urina para avaliar a presença de uma infecção do trato urinário e avaliar a capacidade do rim de concentrar a urina
- Testes químicos para avaliar a função renal, hepática e pancreática, bem como os níveis de açúcar
- Um hemograma completo (CBC) para descartar condições relacionadas ao sangue
- Testes eletrolíticos para garantir que seu animal de estimação não esteja desidratado ou sofra um desequilíbrio eletrolítico
- Um teste de tireoide para determinar se a glândula tireoide está produzindo muito hormônio tireoidiano
- Raios-X do trato urinário para identificar se pedras ou outras anormalidades estão presentes
- Ultrassonografia abdominal para avaliação do trato urinário e identificação de cálculos ou outras anormalidades estão presentes
- Se seu gato foi diagnosticado com doença do trato urinário inferior, seu veterinário vai querer tratar qualquer condição subjacente que existe, bem como tratar a doença do trato urinário inferior em si. Seu veterinário irá determinar a abordagem correta para o seu querido animal de estimação; Algumas opções que podem sugerir são:
- Fluidoterapia para ajudar a lavar os rins e o trato urinário
- Antibióticos se houver evidência de infecção bacteriana
- Medicação para a dor, se necessário
- Uma dieta de prescrição para ajudar a evitar futuras recorrências
- Mudança de gestão para diminuir o estresse
Prevenção
Complemente a sua leitura:
Embora você não consiga impedir que seu animal desenvolva inicialmente uma doença do trato urinário inferior, você pode ajudar a prevenir a recorrência da doença com a dieta correta e cuidados diligentes. É muito importante seguir todas as instruções, incluindo dar todos os medicamentos e fazer visitas de acompanhamento e testes.