Doença gastrointestinal em cães e gatos
O Processo de Diagnóstico para Doenças Gastrointestinais. Sinais gastrointestinais (vômitos, diarreia, regurgitação, perda de peso, diminuição do apetite, distensão abdominal e dor abdominal) são facilmente observados pelos clientes e muitas vezes são a razão para eles levarem seu animal de estimação ao seu veterinário.
A doença do trato gastrointestinal (doença do TGI) está entre as doenças mais comuns que seu animal de estimação pode experimentar.
A condição é geralmente menor, embora às vezes, é um sinal de algo mais sério.
A doença gastrointestinal é mais comumente causada por dieta ou pequenas infecções, no entanto, a ingestão de venenos, doenças inflamatórias ou câncer pode ser causas mais graves.
Como é diagnosticada a doença gastrointestinal em cães e gatos?
Para descartar as causas mais comuns da doença gastrointestinal, seu veterinário realizará um exame físico e fará perguntas sobre a dieta do seu animal de estimação e o histórico de prevenção de parasitas.
Se o problema não puder ser determinado com base nessas descobertas, seu veterinário realizará testes diagnósticos para determinar se a condição é potencialmente perigosa.
Você também pode gostar:
Se o seu animal de estimação estiver doente, desidratado ou apresentando comportamento incomum, o tratamento imediato pode ser iniciado para apoiar seu corpo e órgãos internos.
Procurar atendimento médico precoce garantirá uma recuperação rápida. É importante monitorar seus animais de estimação em busca de sinais que possam indicar doença sinuosa.
Como posso ajudar meu cachorro e gato com problemas gastrointestinais?
Para surtos leves, os tutores de cães podem tentar medicamentos em casa, como famotidina para vômitos, bem como subsalicilato de bismuto e a erva de olmo escorregadia para diarreia. Probióticos e enzimas digestivas com prebióticos eprobióticos são suplementos úteis para cães com doença inflamatória intestinal.
O que alimentar cães e gatos com problemas gastrointestinais?
Uma dieta caseira com uma única proteína e uma única fonte de carboidratos altamente digestível (por exemplo, frango e arroz, peru e batata, etc.) pode ser muito eficaz em animais de estimação com doença gastrointestinal porque eles são altamente digestíveis e não têm ingredientes artificiais — assim, reações adversas são minimizadas.
O que causa problemas gastrointestinais em cães e gatos?
Complemente a sua leitura:
Gastroenterite refere-se à inflamação do trato gastrointestinal, ou seja, o estômago e o intestino. Pode ser causada por infecção por bactérias, vírus, parasitas, medicamentos ou até mesmo novos alimentos. A condição muitas vezes causa dor abdominal, diarreia, vômitos e/ou outros sinais clínicos.
Quais são os sinais e sintomas de distúrbios gastrointestinais em cães e gatos?
Os sintomas muitas vezes variam de acordo com o tipo e gravidade da doença, e podem incluir:
- Vômitos
- Diarreia
- Fezes sangrentas
- Constipação
- Perda de apetite
- Dor
- Inquietação
- Inchaço
- Perda de peso
As causas comuns da doença gastrointestinal são gastroenterite, alergias alimentares, bloqueios, úlceras, câncer e doença inflamatório intestinal. Faça uma consulta com seu veterinário se você notar qualquer um dos sinais de desordem gastrointestinal em seu animal de estimação.
Como você trata a doença gastrointestinal em cães e gatos?
O tratamento principal da gastroenterite consiste na reidratação e na restauração do equilíbrio eletrólito sanguíneo (sódio, potássio e/ou cloreto). Dependendo do grau de desidratação do cão e gato, essa substituição de fluido pode ser dada oralmente, subcutâneamente (sob a pele) ou por tratamento intravenoso (IV).