Você já sabe o alimento que você alimenta seu cão é extremamente importante em mantê-lo saudável.
Mas uma alimentação errada pode causar urolitíase, uma doença do trato urinário em cachorros em que os cristais ou pedras formam dentro do trato urinário e causam irritação, dor e possivelmente bloqueio.
Você também pode gostar:
Se o seu cão exibe esses sintomas, ele pode ter urolitíase:
- Esforço para urinar
- Urinando freqüentemente
- Sangue na urina
- Apetite reduzido
- Falta de energia ou interesse em atividades normais
Embora não haja uma única causa da doença do trato urinário em cachorros, os veterinários reconhecem que existem componentes que podem contribuir para a prevalência da doença.
- Os cachorros entre as idades de 2 e 10 são os mais suscetíveis.
- Ambos os cachorros machos e fêmeas começam a doença com frequência igual, mas os machos têm um risco maior de obstrução uretral com a presença dos cristais ou formação das pedras.
- Cachorros de raça pequena são mais suscetíveis do que cachorros de raça grande.
Complemente a sua leitura:
Outros fatores que contribuem podem ser falta do exercício, incapacidade de urinar freqüentemente (típico em um cachorro que fica só dentro de casa), ou na entrada de água reduzida.
Alimentos ricos em magnésio, fósforo, proteína e cálcio foram ligados à formação de pedra.
Os veterinários acreditam que alimentar seu cachorro com um alimento com quantidades restringidas destes minerais pode ajudar na dissolução de alguns tipos de pedras que se formaram em seu trato urinário.
E lembre-se, qualquer animal de estimação que tenha sido tratado para a doença do trato urinário corre o risco de contrair novamente. Portanto, é importante continuar com a gestão nutricional da doença e observar de perto os sintomas recorrentes.
Para um diagnóstico preciso e opções de tratamento, consulte sempre o seu veterinário.