Os gatos podem às vezes podem perder de repente sua habilidade de orientação e ficar um tanto embriagado. E alguns gatos ficam mais do que apenas um pouco tonto, eles não podem sequer ficar. Isso é uma grande preocupação para um proprietário despreparado.
Nós denominamos esta síndrome vestibular felina, ou doença vestibular idiopática. O que estamos realmente dizendo é que o sistema vestibular, que é uma parte de "controle central" para o equilíbrio do gato, sai do "trilho" sem razão óbvia.
Causa da doença vestibular em gatos
A raiz do problema pode ser mudanças envolvendo o sistema vestibular periférico que está localizado no fundo do ouvido interno.
O pensamento atual é que o fluido endolinfático especial nos canais semicirculares ou a interface com as células sensoriais especiais que alinham os canais ficam anormais.
Inflamação, circulação de fluidos endolinfa anormal, ou insultos tóxicos envolvendo os receptores ou nervo foram todos propostos para resultar nestes problemas de equilíbrio.
Ninguém foi capaz de confirmar uma única causa comum para estes casos.
Não há nenhum padrão óbvio para este problema, embora alguns estudos encontrem uma incidência ligeiramente aumentada desta desordem no verão atrasado e no outono adiantado. Alguns veterinários também observam uma associação provisória com surtos recentes de infecções respiratórias.
Você também pode gostar:
Sinais de síndrome vestibular em gatos
Os sinais de doença vestibular em gatos podem ser bastante alarmante para os proprietários, que muitas vezes acreditam que seu amigo felino está tendo um derrame. Estes sinais incluem:
- Vocalizações que podem soar angustiantes
- Rolar pelo chão
- Uma inclinação da cabeça a um lado
- Nistagmo, ou olhos que oscilam para frente e para trás
- Inclinação de encontro às paredes ou à mobília a fim andar
- Cair
- Vômitos
- Parece que está "fora"
Às vezes, se ambos os ouvidos são afetados, a cabeça não pode ser muito inclinada e o gatinho pode não querer se mover em tudo. Os gatos afetados são certamente como intrigados por estas ocorrências repentinas como nós somos.
Outras causas potenciais de problemas de equilíbrio em gatos
Se seu gato desenvolve algum ou todos os sinais acima, seu veterinário fará um exame minucioso para determinar se a doença vestibular em gatos é a culpada. Algumas outras condições que causam problemas de equilíbrio em gatos incluem:
- Pólipos, infecções ou tumores no canal auditivo
- Encefalite: infecção do forro do cérebro, que pode ser causada por tais doenças como toxoplasmose
- Doença da medula espinhal ou trauma
- Toxicidade da droga
- Toxicidade de lagarto de cauda azul
Tratamento da doença vestibular em gatos
Complemente a sua leitura:
Excelente melhoria nos sinais de doença vestibular é geralmente visto em 2-3 dias. Pode levar algumas semanas para recuperar totalmente a orientação da cabeça normal e plena mobilidade. Um gato com qualquer dos sinais de doença vestibular deve ser avaliado por um veterinário prontamente, e se a doença vestibular idiopática é confirmado, é um diagnóstico melhor do que muitos outros que produzem esses tipos de sinais.
O tratamento para a doença vestibular é favorável e inclui:
- Manter o seu gato em uma área bem acolchoada onde ele não pode cair escadas ou de outra forma se machucar porque seu saldo está desligado.
- Se ele não está se levantando por conta própria, você vai precisar ajudar o seu gato mudar de posição a cada hora ou duas para evitar feridas.
- Você pode precisar de levar o seu gato para a caixa de maca e para trás. Pode ter acidentes onde está colocando, assim que você precisará de ser diligente com verificar seu fundamento, mudar, lavar e secar quando necessário.
- Você pode precisar levar comida e água para o seu gato e garantir que ele coma.
- Seu veterinário pode prescrever medicamentos anti-náuseas ou anti-movimento de drogas da doença para ajudar o seu gato ser mais confortável. Não dê a seu gato nenhumas medicamentações sem falar com seu veterinário primeiramente. Os gatos são extremamente sensíveis a muitos medicamentos humanos e pode tornar-se muito doente ou morrer se eles são dados.
Em casos mais sérios, o seu veterinário irá aconselhar a admissão ao hospital para que os cuidados de apoio mais agressivos, como sedação, fluido intravenoso, e medicamentos injetáveis podem ser fornecidos.