O Weimaraner ou Weimaraner Vorstehhund é uma raça de cães de origem alemã. É facilmente reconhecível graças à sua pele cinzenta clara e aos seus olhos igualmente claros, que atraem muita atenção e fazem dela uma das mais elegantes raças de cães.
Além disso, este cão de caça é um grande companheiro de vida, pois tem uma natureza gentil, carinhosa, leal e paciente em relação a todos os membros da família. É também um cão que precisa de muita atividade física, pois é muito dinâmico e acumula energia facilmente.
Embora os cães Weimaraner sejam muito saudáveis e fortes, eles podem sofrer de problemas genéticos específicos. Se você mora com um Weimaraner ou está pensando em adotar um, é importante ser informado sobre todos os aspectos da vida desta raça, incluindo potenciais problemas de saúde que poderiam sofrer.
Doenças comuns de cães Weimaraner
Torção gástrica
Torção gástrica é um problema comum em raças gigantes e grandes, e também em algumas raças de tamanho médio como a Weimaraner. Quando os cães transbordam seu estômago com comida ou líquido, e depois se exercitam, correm ou brincam, este órgão eventualmente se dilatará, pois os ligamentos e os músculos não podem suportar o peso excessivo.
A dilatação junto com o movimento faz com que o estômago se vire, isto é, torce. Depois disso, os vasos sanguíneos que suprem o estômago podem não funcionar adequadamente e, assim, o tecido da entrada e saída do órgão começa a sofrer necrose. Além disso, o alimento retido começa a formar gás que incha a barriga do cão.
Esta situação é crítica para a vida do cão: se você descobrir que seu Weimaraner comeu ou bebeu demais, correu e pulou e logo depois começou a tentar vomitar sem sucesso ou fica apático, e especialmente se você perceber que sua barriga começa a inchar, vá imediatamente. para o veterinário. Cirurgia será necessária.
Você também pode gostar:
Displasia do quadril e cotovelo
Uma das doenças mais comuns dos cães Weimaraner é a displasia da anca e do cotovelo, que são hereditárias e ocorrem geralmente aos 5 ou 6 meses de idade.
No caso de displasia da anca, a condição é uma malformação articular coxo-femoral; no caso de displasia do cotovelo, a malformação ocorre na articulação do cotovelo. Ambos os casos podem resultar em um ligeiro coxo que não impede que o Weimaraner viva uma vida normal, mas eles também podem resultar em completa incapacidade da parte afetada.
Disrafismo espinhal
O disrafismo espinhal é um termo que abrange vários tipos de problemas que ocorrem na coluna vertebral, o canal medular no septo médio dorsal e o tubo neural do feto. Esses problemas podem afetar a saúde do cão de diferentes maneiras.
Cães Weimaraner são geneticamente predispostos ao disrafismo espinhal, especialmente espinha bífida. Este problema é frequentemente associado a outros problemas de fusão espinhal defeituosa.
Tumores de pele
Cães Weimaraner são propensos a certos tipos de tumores de pele, mais comumente hemangioma e hemi-stiosarcoma. Se detectar algum caroço na pele do seu cão, dirija-se imediatamente ao veterinário para um check-up e diagnóstico e aja de acordo o mais rápido possível.
É vital não pular check-ups periódicos em que o especialista pode encontrar anomalias existentes.
Distiquíase e entrópio
A distiquíase não é uma doença, mas sim uma condição encontrada em alguns cães filhotes Weimaraner que podem levar a doenças oculares relacionadas. A distiquíase, ou "cílios duplos", é manifestada por duas fileiras de cílios em uma única pálpebra. Geralmente ocorre na pálpebra inferior, embora também seja possível na pálpebra superior ou em ambos, e é sempre nos dois olhos ao mesmo tempo.
O principal problema dessa condição genética é que os cílios em excesso geralmente produzem fricção na córnea e lacrimejamento excessivo. Essa irritação constante da córnea geralmente leva a infecções oculares e até mesmo entrópio.
O entrópio é uma das doenças mais comuns dos cães Weimaraner, embora eles não estejam entre as raças que mais comumente sofrem com esse problema ocular. Cílios excessivos e muito longos podem produzir irritação, pequenas feridas na córnea e até mesmo inchaço da pálpebra, entre outras condições oculares.
Uma dessas condições é quando a pálpebra se dobra para dentro em direção ao olho, produzindo dor e reduzindo significativamente a visibilidade do cão. Se não for tratado com medicação e cirurgia, o entrópio pode fazer com que a córnea seja irrecuperável.
Por essa razão, você deve ter muito cuidado com a higiene dos olhos de Weimaraner e estar sempre atento aos sintomas que possam aparecer nos olhos, além de participar de exames veterinários regulares.
Hemofilia A e doença de von Willebrand
A hemofilia tipo A é uma doença hereditária que tende a afetar os cães Weimaraner e faz com que a coagulação do sangue durante o sangramento seja muito mais lenta que o normal. Se um cão hemofílico sofre uma ferida, você deve ir ao veterinário imediatamente para parar o sangramento usando medicação específica.
Este tipo de condição de coagulação do sangue pode resultar em anemia leve, mas também em problemas sérios e até mesmo a morte do cão. Portanto, se você sabe que seu amigo Weimaraner foi diagnosticado com hemofilia, você deve alertar qualquer veterinário que trate seu cão, pois eles precisarão tomar precauções específicas.
Outra doença comum dos cães Weimaraner é a doença de von Willebrand ou síndrome, que também é um problema genético que afeta a coagulação do sangue. Assim como na hemofilia A, os cães com doença de von Willebrand acham difícil interromper o sangramento. Esta condição tem diferentes graus de gravidade, portanto, haverá casos leves e graves.
A principal diferença entre essas duas condições de sangue dos cães Weimaraner é que na hemofilia A o problema está no fator VIII da coagulação, enquanto na doença de von Willebrand o problema ocorre no fator de coagulação de von Willebrand, daí o nome da doença.