Doenças Comuns dos Cães Malteses
Autora:

Doenças Comuns dos Cães Malteses

Alguns sinais de doenças comuns dos cães malteses, como orelhas marrons, diarreia, alergia ou vômito são fáceis de reconhecer.

Doenças Comuns dos Cães Malteses

Doenças Comuns dos Cães Malteses

É crucial saber sobre as diferentes doenças que provavelmente podem afetar o seu cão maltês, a fim de prevenir e reagir a qualquer sintoma a tempo.

Alguns sinais de doenças comuns dos cães malteses, como orelhas marrons, diarreia, alergia ou vômito são fáceis de reconhecer.

Se notar estes sintomas no seu cão maltês, consultar um veterinário o mais rapidamente possível.

Doenças infecciosas que afetam cães malteses

As doenças virais são, sem dúvida, as mais perigosas para todas as raças de cães, porque muitas delas podem se tornar fatais ou fazer sofrer as conseqüências significativas pelo resto de suas vidas.

Felizmente, hoje em dia existem alguns tratamentos preventivos muito eficazes, como as vacinas.

Os cães são cada vez mais vacinados contra a raiva, a cinomose canina, o parvovírus, a hepatite canina e as doenças causadas pelo coronavírus canino.

Você também pode gostar:

Essas infecções virais foram bastante reduzidas nos países onde as vacinas estão disponíveis e os surtos são muito mais raros do que costumavam ser.

Certifique-se de que o seu cão maltês foi vacinado adequadamente.

Entre as doenças infecciosas causadas por bactérias podemos encontrar tosse do canil e leptospirose.

Enquanto estes últimos podem ser tratados com antibióticos, existem também algumas vacinas disponíveis e muito eficazes.

Quais doenças hereditárias afetam cães malteses?

As condições hereditárias geralmente aparecem por meio do fecundamente reprodutivo de cães, isto é, entre aqueles com alta consangüinidade.

Isso significa que seu pool genético é muito menor e as chances de genes recessivos que carregam a doença aumentam.

A doença hereditária mais comum entre os cães malteses é o deslocamento da patela.

Esta condição é caracterizada por uma leve deformação na tíbia e patela (articulação do joelho, de um joelho ou ambos), que faz com que o ligamento patelar se mova para dentro ou para fora quando o joelho se dobra, causando um travamento da articulação e claudicação.

Complemente a sua leitura:

A claudicação pode ser de vários graus, dependendo da gravidade do a deformação, variando de intermitente a constante.

A criptorquidia, ou retenção testicular, é uma doença na qual um dos testículos não desce da cavidade abdominal para o escroto. A retenção testicular causa o desenvolvimento de tumores a longo prazo.

O único tratamento possível é a castração.

A vida de um cão maltês pode ser comprometida por doenças hereditárias?

A resposta é sim. Um exemplo é a doença conhecida como "duto arterial persistente".

No momento do nascimento, a linha de comunicação entre a artéria pulmonar e a aorta precisa se fechar. Se esta linha de comunicação não fechar, o filhote tem uma expectativa de vida muito curta. É mais comum em fêmeas do que em machos.

A hidrocefalia é outra doença hereditária que consiste no aumento da pressão intracraniana, que muitas vezes causa convulsões súbitas e inexplicáveis ​​e alterações comportamentais. A expectativa de vida desses animais geralmente não é muito alta.

Recomenda-se não usar nenhum cão maltês que tenha sido diagnosticado com uma doença congênita para reprodução.

Saiba mais sobre: Malteses

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Doenças Comuns dos Cães Malteses" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.