O que são doenças respiratórias infecciosas caninas?
Doenças respiratórias infecciosas caninas podem ser causadas por uma infecção de um ou mais agentes virais e/ou bacterianos.
O complexo de doenças respiratórias infecciosas caninas é uma síndrome de doenças que são de preocupação significativa em qualquer ambiente multi-cão. As práticas adequadas de tratamento e contenção necessárias para tratar de um incidente do complexo de doenças respiratórias em cães variam consideravelmente com base no agente ou agentes específicos envolvidos. Em muitos casos, identificar os agentes envolvidos não é possível; Portanto, uma estratégia de prevenção é a chave para combater o complexo de doenças respiratórias infecciosas em um ambiente de abrigo.
Você também pode gostar:
Principais doenças respiratórias em cães
- Vírus da gripe canina. Existem duas cepas conhecidas e os cães raramente são imunes sem vacinação. A maioria dos cães expostos a qualquer cepa se infecta e quase 80% desenvolvem algum tipo de sinais clínicos. Ambas as cepas são altamente contagiosas entre os cães, e com qualquer vírus da gripe, novas infecções e cepas são sempre possíveis.
- Bordetella bronchiseptica. Esta bactéria tem sido comumente associada com a tosse do canil e tem sido mostrado para infectar pessoas e aqueles com sistema imunológico comprometido estão em maior risco. Uma vacina está disponível e pode ser necessária para alguns canis de embarque.
Além disso, existem vários outros vírus (por exemplo, vírus parainfluenza, adenovírus, cinomose) e espécies bacterianas (por exemplo, micoplasma, pasteurella) que podem estar envolvidos em doenças respiratórias caninas e surtos.
Sinais
Espirros, tosse, olhos ou nariz escorrendo, letargia e perda de apetite podem ser sinais de uma doença respiratória infecciosa canina.
Em casos mais graves, os cães podem desenvolver pneumonia, que pode ser fatal. Seu veterinário pode realizar testes diagnósticos específicos para identificar um determinado vírus ou bactéria, mas atualmente não há nenhum teste imediato ou hospitalar para o diagnóstico de muitas doenças respiratórias em cães. Isso significa que os resultados dos testes podem levar dias ou semanas para retornar os resultados.
Tratamento
Complemente a sua leitura:
Seu veterinário pode decidir começar o tratamento antes que os resultados do teste sejam retornados. Testes adicionais podem incluir raios-X torácicos e encaminhamento para testes e tratamento avançados. Animais de estimação com doença mais grave podem exigir hospitalização prolongada, terapia de oxigênio e fluido intravenoso ou antibióticos.
Existem várias vacinas disponíveis para doenças respiratórias causadas por bordetella, parainfluenza, cinomose e gripe canina. Seu veterinário irá recomendar um calendário de vacinas, dependendo do risco do seu cão. Tenha em mente que as vacinas não podem impedir que todas as infecções ocorram.
Prevenção
Se o seu veterinário suspeita que seu cão tem uma doença altamente contagiosa de qualquer tipo, é provável que ele ou ela irá recomendar manter o seu cão longe de outros animais de estimação. Para proteger sua família e animais de estimação:
- Pratique uma boa higiene (lave áreas expostas da pele depois de acariciar e brincar com animais de estimação).
- Esteja ciente de outros cães seus animais de estimação brincar com e onde eles jogam.
- Minimize o contato do seu cão com outros cães em tempos de surto de doença.
- Limpar frequentemente e desinfetar itens do canil, roupas de cama, brinquedos e pratos.