Envenenamento por Aflatoxinas em Cavalos
As aflatoxinas são um dos muitos tipos diferentes de produtos químicos que provaram ser tóxicos para cavalos, e eles podem vir de várias formas.
Geralmente produzido por um tipo de fungo chamado Aspergillus flavus, as aflatoxinas foram encontradas em vários tipos diferentes de alimentos, geralmente para a surpresa do dono do cavalo.
O fungo Aspergillus é um fungo que ocorre naturalmente e que se prolifera em condições úmidas, particularmente em cultivos, feno, vegetação, solo e grãos. Aflatoxinas afetam principalmente o fígado, onde eles levam a problemas com a síntese de proteínas, coagulação do sangue e metabolismo da gordura. Aflatoxinas em outras espécies são conhecidas por serem carcinogênicas e também podem ser imunossupressoras.
O que é envenenamento por aflatoxina?
Fungos específicos de Aspergillus produzem aflatoxinas em amendoim, soja e milho, assim como outras rações. Isso pode ocorrer dentro da pastagem ou enquanto a ração estiver sendo armazenada (geralmente quando as condições são boas para o crescimento de fungos). A aflatoxina afetará o fígado do seu cavalo, o que pode causar dificuldades na síntese de proteínas.
O envenenamento também pode afetar a coagulação do sangue e o metabolismo das gorduras.
A condição é grave e exigirá atenção imediata do seu veterinário.
Você também pode gostar:
Produzido por fungos Aspergillus, as aflatoxinas podem ser encontradas em itens que seu cavalo pode consumir, levando a envenenamento que exigirá atenção médica imediata.
Sintomas e tipos
Intoxicação aguda por aflatoxina
- Depressão severa
- Anorexia
- Febre
- Dor abdominal (cólica)
- Amarelecimento das membranas mucosas (icterícia)
- Fezes sangrentas
- Sangramento do nariz
- Ataxia (perda de coordenação)
- Recostar (deitado)
- Espasmos musculares
- Convulsões
- Morte
Envenenamento crônico por aflatoxina
- Perda de peso
- Anemia
- Casaco de cabelo áspero
- Icterícia
- diarreia
- Formação de hematomas abaixo da pele
Causas
Ingestão de alimentos contaminados com aflatoxinas. Essas toxinas podem estar presentes em grãos e forragens.
As aflatoxinas são produzidas por fungos e podem se desenvolver em alimentos que estão em condições em que o mofo pode crescer com sucesso (normalmente onde as temperaturas são superiores a 21,1 graus durante o dia e a noite e são úmidas e úmidas).
As aflatoxinas podem estar presentes no pasto ou em alimentos que não foram armazenados adequadamente, permitindo que o mofo cresça.
Se o fungo estiver na comida que o cavalo consome, eles podem experimentar envenenamento por aflatoxina.
Complemente a sua leitura:
É uma boa ideia testar a ração para contaminação e ser ainda mais cuidadoso com cavalos que tenham sido recentemente desmamados, ou estejam grávidas ou produzindo leite.
Diagnóstico
O diagnóstico definitivo de aflatoxicose é difícil, pois os sinais clínicos são inespecíficos e mimetizam uma variedade de outras condições igualmente graves.
O exame de sangue mostrará enzimas hepáticas elevadas e outras alterações anormais não específicas. Não existem, no entanto, amostras que possam ser retiradas de um cavalo vivo que diagnostique definitivamente a ingestão desta toxina.
Amostrar a ração contaminada é a melhor maneira de obter um diagnóstico.
Tratamento
Não há nenhum tipo específico de tratamento disponível para envenenamento por aflatoxina.
Os melhores métodos de tratamento, e aqueles que provaram ser os mais eficazes e confiáveis, são por administração oral de carvão ativado.
Carvão ativado é conhecido por absorver toxinas, permitindo que elas passem pelo sistema sem que o corpo as absorva.
Outros tratamentos são de suporte.
Uma dieta pobre em gordura que é facilmente digerível tem sido recomendada e a suplementação vitamínica pode ser benéfica.
O passo mais importante no início do tratamento é identificar e remover a fonte da aflatoxina para que o cavalo não esteja mais ingerindo alimentos com aflatoxina.
Viver e gerenciar
Inspeção de alimentos para a presença de mofo pode ajudar na prevenção de envenenamento por aflatoxina.
Além disso, os proprietários de cavalos devem armazenar alimentos e feno de uma maneira que impeça o crescimento do mofo.