À medida que o cavalo acompanha, o montador experimenta uma espécie de caminhada simulada que recruta músculos relevantes para acompanhar o cavalo para um percurso terapêutico suave e sincronizado. Mas esteja avisado; a parte terapêutica pode ser esquecida durante toda a diversão envolvida na terapia equina.
Além desses benefícios físicos, simplesmente ser imerso ao ar livre em uma atividade recreativa, como interagir e andar a cavalo, pode proporcionar um tremendo senso de propósito, perspectiva e liberdade. O valor total da terapia equina vem tanto da participação em atividades ao ar livre quanto, claro, da aprendizagem de novas habilidades equestres.
A terapia em geral, seja para fortalecer a postura ou ganhar autoconfiança, às vezes pode ser uma experiência menos excitante ou prazerosa. Mas a equoterapia oferece uma maneira de ter um ótimo tempo, aproveitando os benefícios terapêuticos que mantêm o montador ou o paciente querendo retornar para mais sessões. Além de fortalecer fisicamente, apenas estar ao ar livre, socializar, aprender novas habilidades e formar um elo com uma criatura incrível são tesouros terapêuticos ocultos que, embora certamente muito divertidos, também são ótimas maneiras de descobrir novos potenciais e permanecer ativos.
Você também pode gostar:
Os desafios envolvidos na equoterapia são mais acessíveis e menos intimidantes do que as terapias mais tradicionais considerando a natureza dos exercícios e o fascínio que animais como cavalos despertam tão facilmente. Em outras palavras, a linha entre terapia e recreação se desvanece, pois os desafios que surgem durante a terapia eqüina são desafios menos claros e mais formas de se divertir.
O que é equoterapia?
A equoterapia (equiterapia ou hipoterapia) é uma forma de terapia experiencial que envolve interações entre pacientes e cavalos.
Terapia com cavalo envolve atividades (como tratar, alimentação, arrumar e levar um cavalo) que são supervisionadas por um profissional de saúde mental, muitas vezes com o apoio de um profissional de cavalo.
Tanto durante a atividade como após o paciente ter terminado de trabalhar com o cavalo, o terapeuta eqüino pode observar e interagir com o paciente, a fim de identificar padrões de comportamento e processar pensamentos e emoções.
O objetivo da equoterapia é ajudar o paciente a desenvolver as habilidades necessárias e atributos, como responsabilidade, autoconfiança, habilidades para resolver problemas e autocontrole. A equoterapia também proporciona um meio inovador no qual o terapeuta e o paciente podem identificar e abordar uma série de desafios emocionais e comportamentais.
Quais são os benefícios da equoterapia?
Estudos indicaram que a equoterapia tem sido bem sucedida em ajudar os pacientes a mostrar melhorias marcantes nas seguintes áreas:
- Assertividade
- Consciência emocional
- Empatia
- Tolerância ao estresse
- Flexibilidade
- Controle de impulso
- Habilidades para resolver problemas
- Auto atualização
- Independência
- Auto-estima
- Responsabilidade social
- Relações interpessoais
Complemente a sua leitura:
Muitos dos benefícios da equoterapia são provavelmente devido à natureza dos animais com os quais o paciente e o terapeuta eqüino estão interagindo. Cavalos normalmente não julgam, não têm expectativas ou motivos preconcebidos, e são altamente eficazes em espelhar atitudes e comportamentos dos humanos com quem estão trabalhando.
Enquanto trabalham com cavalos sob a orientação e supervisão de um terapeuta eqüino, os pacientes de equoterapia têm uma oportunidade única e efetiva de notar sua tendência a se envolver em pensamentos e ações autodestrutivos e negativos. Essas realizações fornecem excelentes bases para discussão e processamento durante e após a experiência em equoterapia.
Quais condições / desordens a terapia com cavalo (equoterapia) trata?
Equoterapia foi integrada com sucesso em programas de tratamento para adultos e adolescentes que estão sendo tratados por abuso de substâncias, dependência, transtornos de comportamento, transtornos de humor, distúrbios alimentares, diferenças de aprendizagem, ADD / ADHD, autismo, Asperger, luto / perda, trauma, vício em sexo, jogo compulsivo, bipolar, depressão e condições relacionadas.