Estiramento ou rompimento dos ligamentos do tendão de Aquiles em cães pode acontecer devido ao excesso de alongamento ou rompimento.
Se o seu cão gosta de correr rápido, ele é mais propenso a sofrer um estiramento do tendão de Aquiles.
Tendão de Aquiles em cães
Também conhecido como tendão calcâneo, o tendão de Aquiles não é apenas um tendão. Consiste no tendão flexor digital superficial, no tendão gastrocnêmio e no tendão dos músculos bíceps femoris, gracilis e semitendinosos.
Os tendões se conectam aos ossos, enquanto os ligamentos se conectam com as juntas. O tendão de Aquiles permite que o seu cachorro flexione o tornozelo.
Sintomas do tendão de Aquiles em cães
Se o seu cão de repente chutar ou torcer as pernas, como resultado ele pode esticar seu tendão de Aquiles. O cachorro pode ter dor e evitar colocar peso na perna afetada.
Você também pode gostar:
A área do tendão logo desenvolve inchaço. Quando o cachorro se movimentar, pode parecer que ele está andando na ponta da pata.
Tratamento do Tendão de Aquiles em cachorros
Leve o seu cão ao veterinário o mais rápido possível se suspeitar de um rompimento do tendão de Aquiles. O veterinário vai fazer um raio-X ou ultra-som da perna afetada para fazer um diagnóstico. Se ele forçou seu tendão de Aquiles, seu cão normalmente ativo requer confinamento para que ele não se machuque demais. Você pode ter que mantê-lo restrito em algum cômodo da casa até ele se recuperar.
Seu veterinário pode recomendar o uso de compressas frias no tendão do seu cão várias vezes por dia durante 15 a 30 minutos, ou correr água fria sobre a perna pelos mesmos períodos. Após os primeiros dias, talvez seja necessário começar a usar uma compressa de calor que comprime na perna várias vezes ao dia, por alguns dias.
Complemente a sua leitura:
Seu veterinário também pode prescrever antiinflamatórios para redução da dor. Uma ressalva: se o seu cão não sentir dor na perna, ele pode tentar usar a perna, o que você não quer que ele faça. A cura completa pode levar três semanas ou mais.
Ruptura
Muitas vezes, os cães sofrem mais do que apenas uma tensão de seu tendão de Aquiles. As rupturas, especialmente no quintal, são bastante comuns. O tendão de Aquiles é o mais frequentemente em lutas de cães ou acidentes com veículos motorizados. Também ocorre freqüentemente em cães esportivos.
Se o seu cão rompe seu tendão de Aquiles, o reparo cirúrgico é necessário. A recuperação leva muito tempo. Seu cachorro usa um elenco, uma tala ou um suporte por um certo período de tempo, mas se ele não está se movendo com certa precaução, após um mês, pode afetar suas articulações. A terapia física ajuda o cão ficar em forma.