Se você receber um animal de estimação em sua casa, você deve estar ciente de que é sua responsabilidade como proprietário garantir que seu animal de estimação desfrute de um estado completo de saúde e bem-estar. Isso é muito importante para que seu corpo funcione adequadamente e eles possam viver uma vida longa e feliz ao seu lado.
Você sabia que o olfato é o último sentido para se deteriorar em cães mais velhos? Sem dúvida, um olfato é essencial para que os cães interajam com o ambiente de maneira adequada, mas isso não significa que outros sentidos, como a visão, não sejam importantes.
Estrabismo em cães
O estrabismo em cães, um distúrbio que afeta a visão do seu animal de estimação.
Você também pode gostar:
O que é estrabismo?
Existem poucas doenças que são exclusivas aos seres humanos, e o estrabismo é uma dessas condições. O estrabismo é definido como um distúrbio da coordenação do globo ocular. Quando alguém sofre de estrabismo, os olhos não olham simultaneamente para o mesmo objeto.
Cães podem sofrer vários tipos de estrabismo:
- Esotropia: olhos voltados para fora
- Exotropia: os olhos viram para dentro
- Hipertropia: os olhos viram para cima
- Hipotrofia: os olhos se voltam para baixo
Esotropia e exotropia afetam ambos os olhos, mas hipertropia e hipotropia podem afetar um globo ocular ou ambos. Essa condição é comumente conhecida como estrabismo.
O que causa estrabismo em cães?
Duas causas principais podem ser distinguidas que são responsáveis pelo estrabismo em cães:
- Causas congênitas: Neste caso, o cão nasce com o distúrbio devido a uma alteração produzida nos músculos extra-oculares. O pug é uma raça predisposta ao estrabismo congênito.
- Causas adquiridas: O estrabismo ocorre durante o curso da vida do cão. Neste caso, o estrabismo pode ser devido a trauma, tumores, distúrbios nervosos que afetam os músculos extra-oculares ou distúrbios do sistema vestibular.
Como você detecta estrabismo em cães?
Complemente a sua leitura:
O principal sintoma que você verá em um cão com estrabismo é que os olhos não estão na mesma direção. Portanto, é uma doença facilmente detectável. Às vezes, quando o estrabismo em cães é causado por outra doença, você também pode notar letargia e diminuição do apetite.
Tratar estrabismo em cães
Quando o estrabismo é a causa secundária de outra doença, o tratamento deve ter como objetivo eliminar a alteração subjacente. Em outros casos, o tratamento geralmente não é necessário porque o cachorro pode ter uma vida completamente normal.
No entanto, quando a alteração visual é grave ou quando o estrabismo em cães é adquirido e não é congênito, a intervenção cirúrgica é a melhor opção.