O que é dor neuropática?
A pesquisa dos mecanismos neurobiológicos da dor neuropática é uma área de ciência onde o uso da experiência humana está sendo utilizado para ajudar o avanço dos cuidados para nossos amigos animais. A dor neuropática pode assumir muitas formas, que não podem ser descritas pelos nossos cães, como queimação ou formigamento na pata do cachorro.
O veterinário, do qual é importante escolher um médico com alguma experiência neste campo específico, analisará a existência desta dor crônica em seu cachorro, observando a história do seu animal de estimação e verificando causas como lesão identificável e através de um exame neurológico para descartar outras possíveis causas de dor. Uma combinação de ambos os medicamentos e a terapia como a acupuntura será sugerida após a identificação da dor neuropática.
A dor neuropática é causada por uma anormalidade no dia a dia do sistema nervoso central ou periférico. Na maioria dos casos, esse tipo de dor é geralmente de natureza crônica. Como nossos animais de estimação não conseguem verbalizar seu desconforto, a dor de uma origem neuropática pode ser difícil de diagnosticar, fazendo assim uma visita ao veterinário primordial para a saúde do seu cão. Embora seu cão não seja capaz de explicar a severidade da dor, ele merece ser aliviado.
Sintomas de dor neuropática em cães
É conhecido que a dor neuropática em cães é uma condição que pode ser difícil de reconhecer. Como proprietário de um animal de estimação, você conhece o seu cão melhor e deve procurar conselhos veterinários se sentir que o seu cão está sofrendo de dor:
- Um dos sinais mais óbvios será uma mudança no comportamento do seu animal de estimação
- Mudança de humor e vitalidade
- Baixa tolerância à atividade, especialmente exercício - não importa quão leve
- Lamber uma área constantemente
- Vocalização da dor
- Possível falta de apetite
- Mudança nos hábitos urinários ou movimentos intestinais, incluindo acidentes na casa
- Mudança notável na postura
- Dificuldade em andar ou ficar em pé
- Problemas para pular ou subir e descer escadas
Talvez menos óbvio para você seja os seguintes sintomas de dor neuropática:
Você também pode gostar:
- Seu animal de estimação pode exibir uma reação dolorosa a uma pressão não dolorosa, como o toque (alodinia).
- Seu cão pode sentir uma maior sensibilidade à dor (hiperalgesia).
- Seu cão pode se afastar de você quando você está dando atenção por sensibilidade extra ao toque e à sensação (hiperpatía)
Causas de dor neuropática em cães
Simplificando, a dor neuropática em cães ocorre quando a dor se move da fonte original e os caminhos neurais tornam-se invulgarmente sensibilizados. A dor então ocorre com ou sem estímulos. Algumas causas para a dor neuropática estão listadas abaixo:
- Tumor espinhal
- Lesão na medula espinhal Lesão nos nervos periféricos, como a síndrome de cauda equina (pressão e inchaço dos nervos)
- Dor fantasma resultante de uma amputação de membros
- Hérnia de disco intervertebral
- Hipotiroidismo
- Diabetes
Diagnóstico de dor neuropática em cães
Quando você levar o seu cão para a clínica, esteja preparado para discutir com o veterinário uma história completa das experiências passadas e presentes do seu cão. Porque seu animal de estimação não consegue falar por si mesmo, você deve estar atento e tão completo como você pode ser ao explicar a situação.
Você pode fazer as seguintes perguntas:
- Por quanto tempo a dor foi óbvia para você?
- A dor é intermitente ou contínua?
- Você percebe quaisquer áreas específicas de onde a dor pode originar?
- O seu cão recentemente ou, no passado, ficou doente ou ferido?
- O seu animal de estimação canaliza a dor quando menos a espera?
A determinação da presença de dor neuropática é freqüentemente diagnosticado pelo reconhecimento do comportamento anormal. Juntos, você e o veterinário observarão seu animal de estimação e usam vários estímulos para diagnosticar a dor neuropática:
- Resposta da dor a estimulação não dolorosa, como o toque (alodinia)
- Sensibilidade aumentada à dor (hiperalgesia)
- Sensibilidade excessiva ao toque, pressão, estimulação (hiperpatia)
Ferramentas que não podem causar um alto grau de dor em um paciente normal, mas podem causar extrema o desconforto para um animal de estimação em um estado neuropático pode ser um clique, calor térmico ou frio, acariciar uma área com gaze ou algodão e aplicar pressão. Essas avaliações são cruciais para diagnosticar um caso de dor neuropática.
Complemente a sua leitura:
O veterinário pode decidir fazer exames de sangue ou raios-x para procurar lesões, infecções ou para descartar outras possíveis causas ou sintomas de dor antes de confirmar o diagnóstico de dor neuropática.
Tratamento de Dor Neuropática em Cães
Se compararmos o tratamento da dor neuropática humana com o mesmo tipo de dor constante em nossos cães, o objetivo comum do tratamento é proporcionar o máximo de alívio possível. Nos seres humanos, a dor neuropática é determinada nesses fatores decisivos:
- Pode haver inchaço associado
- Pode haver dor, mas nenhum dano tecidual com ele.
- A falta de algumas sensações pode ser evidente.
- A dor pode sofrer sacudidas súbitas e espasmos
- Alodinia, hiperalgesia e hiperpatía
- Dor tipo queimação e formigamento
Se você pensa sobre os fatores mencionados acima, pode-se imaginar a dificuldade no tratamento da dor neuropática. Estudos mostram que as melhores formas de gerenciar esse tipo de dor é uma combinação de drogas e terapia não farmacológica.
- Opioides
- Antiinflamatórios
- Anestesiais locais
- Massagem
- Acupuntura
- Antiepilépticos
Como este campo está em constante estudo, o veterinário irá discutir com você as opções disponíveis. Deve-se notar que encontrar a combinação certa e o equilíbrio da medicação levará algum tempo, e sua colaboração e a documentação de melhorias no comportamento do seu animal de estimação serão informações inestimáveis para o cuidador veterinário primário.
Recuperação da dor neuropática em cães
O acompanhamento com o veterinário numa base diária ou semanal será necessário quando as drogas estiverem adaptadas às necessidades do seu animal de estimação. Evitar os efeitos secundários adversos é importante. Como os diferentes cães respondem de várias maneiras à dor, devemos lembrar que o tratamento da dor neuropática é realmente um caso individual por caso.
O comportamento do seu cão enquanto ele responde ao tratamento da dor é fundamental para decidir se o protocolo que está sendo seguido é o melhor para seu animal de estimação. A observância diária do seu cão é necessária, assim como todas as mudanças, positivas ou negativas, para o veterinário. Você deve estar ciente de que a dor neuropática geralmente não resolve, resultando em gerenciamento de dor ao longo da vida.
Sempre faça perguntas de dor neuropática e conselhos com profissionais veterinários.