No período de vida longa e saudável do seu cão, não é incomum que haja momentos de letargia e desconforto.
Pode ser difícil testemunhar seu cão com fraqueza, especialmente quando você não identificou uma causa.
Embora a maioria dos casos de letargia e fraqueza canina possam ser rapidamente identificados, quando se trata de fraqueza crônica e aumentada ao longo do tempo, pode haver um problema subjacente mais sério em mãos.
Causas de Fraqueza em Cães
Pode haver vários problemas que faz com que seu cão sinta e aja fisicamente fraco.
Estes variam de problemas temporários e agudos a problemas mais sérios e crônicos que podem ser fatais. Os dois problemas mais comuns que afetam a força e o desenvolvimento dos cães são infecção e doença.
Infecção
A infecção pode desempenhar um papel importante na fraqueza geral e fadiga do cão.
Essas infecções geralmente produzem fraqueza juntamente com sintomas adicionais. Algumas das infecções mais comuns que afetam os cães são dirofilariose, tosse do canil e cinomose canina.
Dirofilariose, é causada por um parasita transmitido pelo sangue que pode ser encontrado no coração do seu cão através de picadas de mosquito. Os sintomas podem incluir letargia e fraqueza muscular combinada com febre.
Tratamento de dirofilariose inclui uma série de medicamentos prescritos pelo veterinário.
Outra infecção comum e altamente contagiosa é a tosse do canil.
Você também pode gostar:
A tosse do canil é uma infecção respiratória superior que é geralmente contraída em locais de alta densidade com outros animais infectados.
Os sintomas da tosse do canil incluem fraqueza muscular, fadiga e febre e o tratamento inclui antitussígenos e antitussígenos.
Infecção viral, cinomose, é outra infecção comum que afeta o tecido linfático canino e inclui sintomas como fraqueza, fadiga e descarga dos olhos e nariz.
Os tratamentos para a cinomose geralmente incluem antibióticos e fluidos.
Doença
Existem muitos tipos de doenças que podem afetar os níveis de força e energia dos cães. As duas doenças mais comuns que resultam em fraqueza do cão são miastenia grave e miastenia gravis congênita. Classificado como uma doença autoimune Miastenia Gravis é a fraqueza ou fadiga relacionada aos músculos esqueléticos de um cão. Isso pode ser relativamente intermitente, indo e vindo em ondas, ou pode ser mais crônica e duradoura. Quando a fraqueza física é intermitente, ela geralmente é agravada pela atividade (como caminhar, correr e brincar) e aliviada pelo repouso.
Há uma falta de comunicação que ocorre na Miastenia Gravis entre os nervos do seu cão e os músculos esqueléticos, transmitindo a dor e o sofrimento relacionados aos músculos. Devido à discórdia entre a entrega de impulsos entre os nervos e os músculos, os músculos do seu cão se contraem indevidamente, o que causa fraqueza. Geralmente ocorrendo entre as idades 1 e 4, a Miastenia Gravis é uma doença adquirida. Existem três subcategorias para miastenia grave, incluindo leve, envolvendo uma parte do corpo, moderada, envolvendo membros e grave, que geralmente é fatal. Miastenia gravis congênita, por outro lado, ocorre no nascimento e é visto em filhotes com falta de receptores de acetilcolina em seus músculos. Embora não exista tratamento conhecido para Miastenia Gravis, existem muitos medicamentos disponíveis que podem ajudar seu cão a manter a qualidade de vida.
Sintomas de fraqueza do cão
Complemente a sua leitura:
Fadiga e fraqueza muscular em cães podem ter vários sintomas associados e sinais a serem observados.
Um dos sintomas mais comuns é a fadiga imediata após o exercício mínimo.
Alguns outros sintomas a serem observados incluem uma marcha incomum, tremores corporais, tremores, baba excessiva e respiração pesada.
Ao observar o seu cão, tente notar se algum outro sintoma está presente ao lado da fadiga. Há descarga? Seu cão está com febre?
Há vômito ou dor abdominal? Observar a história da saúde do seu cão também pode fornecer algumas dicas sobre qual pode ser a causa.
A fraqueza muscular nos cães pode ser excessivamente debilitante e difícil de identificar. As causas podem incluir infecção, doença e mal-estar geral.
Na maioria dos casos, um rápido exame veterinário determinará a causa específica da fraqueza do seu cão.
Muitas vezes, pode ser útil manter anotações e uma tabela de quando os sintomas começaram, da gravidade e de quais medicamentos o seu cão está tomando.
Se você tiver alguma preocupação, uma boa regra é sempre consultar um veterinário com quaisquer preocupações ou sintomas que seu cão possa ter.
Lembre-se, quando descoberto cedo, muitas doenças e infecções podem ser tratadas.