A furosemida, freqüentemente vendida sob o nome comercial Lasix, é um medicamento comumente usado para cães e gatos. É provavelmente o mais poderoso diurético disponível para ajudar se o seu animal de estimação foi diagnosticado com insuficiência cardíaca congestiva ou outras condições graves relacionadas ao acúmulo de líquido em seu corpo.
Também é usado para tratar fluidos nos pulmões, o que não está relacionado à insuficiência cardíaca, bem como para ajudar a aliviar uma série de outras doenças e condições caninas e felinas.
Como funciona a furosemida
Furosemida é um diurético, o que significa que ajuda a reduzir a quantidade de líquido no corpo do seu animal de estimação, aumentando o volume de urina que o seu cão ou gato é capaz de passar.
Mais especificamente, é referido como um loop diurético, porque a furosemida atua na alça de Henle (parte do rim) para impedir que o rim reabsorve sódio e cloreto. Como sódio e cloreto não são reabsorvidos, mais água passa na urina e, finalmente, aumenta o volume de urina produzida.
Medicação nunca deve ser administrada sem primeiro consultar seu veterinário.
Você também pode gostar:
A furosemida pode ser administrada como um comprimido oral, líquido oral e como droga injetável. Uma infusão de taxa constante (CRI) pode ser administrada para situações de doença grave em pacientes hospitalizados.
Indicações para o uso de furosemida em cães e gatos
Existem várias doenças e condições em cães e gatos que a furosemida pode ajudar a tratar.
- A furosemida é quase sempre usada como uma linha primária de tratamento em casos de insuficiência cardíaca congestiva em cães e gatos, removendo o acúmulo excessivo de fluido nos pulmões e outras áreas do corpo.
- Também é usado para tratar fluidos nos pulmões que ocorrem em doenças que não estão relacionadas a problemas cardíacos
- A furosemida pode ser usada para tratar a doença renal quando os rins se desligam e deixam de produzir urina
- Da mesma forma, a furosemida pode ser usada para tratar doenças renais causadas por níveis elevados de cálcio; muito cálcio pode enfraquecer os ossos e causar pedras nos rins
- A furosemida também pode ser prescrita para tratar níveis elevados de potássio no sangue
- Às vezes, também é usada para tratar a pressão alta em cães e gatos
Efeitos Colaterais Potenciais do Uso de Furosemida em Animais de Estimação
Complemente a sua leitura:
Donos de animais que administram furosemida a seus cães ou gatos devem estar cientes dos efeitos colaterais potenciais da medicação.
A furosemida pode causar desequilíbrios dos eletrólitos na corrente sanguínea. Isso pode resultar em sintomas como:
- Beber quantidades excessivas de água
- Letargia
- Depressão
- Inquietação
- Micção reduzida
- Sofrimento gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia
- Frequência cardíaca elevada
- Coma
- Convulsões
A administração de furosemida também pode resultar em perda excessiva de água e causar desidratação. Se o seu cão ou gato estiver sob medicação, é importante monitorar a pressão sangüínea do seu animal de estimação.
Os donos de animais que administram furosemida devem estar cientes dos potenciais efeitos colaterais e alertar seu veterinário se houver suspeita de uma reação adversa à medicação.
Nota: Este artigo foi fornecido apenas para fins informativos. Se o seu animal de estimação estiver mostrando algum sinal de doença, consulte um veterinário o mais rápido possível.