A agressão é o segundo problema de comportamento felino mais comum visto pelos behavioristas animais.
Embora a agressão do gato seja às vezes levada menos a sério do que a agressão do cão, talvez porque os gatos sejam menores e não persigam as pessoas para morder, os gatos agressivos podem ser formidáveis.
Eles têm cinco armas em potencial (seus dentes e as quatro patas com garras) em comparação com a única boca de seus cães.
Os gatos podem morder e causar lacerações graves, que são dolorosas e podem facilmente ser infectadas.
Eles também podem causar a febre da arranhadura do gato, uma doença infecciosa geralmente benigna, mas potencialmente grave, que causa sintomas semelhantes aos da gripe.
Brigas entre gatos raramente resultam em fatalidades, mas podem levar a infecções e resultar em gastos veterinários consideráveis para os pais de gatos.
Gatos agressivos podem ser arriscados em casa e podem representar um perigo real para a família e os visitantes.
O que é agressão?
Agressão é um comportamento ameaçador ou prejudicial direcionado a uma pessoa, outro gato ou outros animais.
Praticamente todos os animais selvagens exibem agressão para proteger seus territórios, defender seus descendentes e se proteger quando atacados.
Agressão refere-se a uma ampla variedade de comportamentos complexos que ocorrem por diferentes razões sob várias circunstâncias.
Em gatos de estimação, o comportamento agressivo pode variar de gatos que chiam e evitam o alvo de sua agressão a gatos que atacam.
Entendendo a linguagem corporal do gato
Entender o que os gatos estão se comunicando através de sua linguagem corporal é essencial para os pais dos gatos.
Ele permite que eles "leiam" com mais precisão seus gatos e entendam seus sentimentos e motivações para fazer o que fazem.
Também ajuda a responder de forma mais eficaz a problemas comportamentais, como agressão.
A linguagem corporal é composta de posturas corporais dos gatos, expressões faciais e posição e transporte de certas partes do corpo, como orelhas, cauda e até bigodes.
A linguagem corporal do gato é mais sutil do que a linguagem corporal do cão e pode ser mais difícil de ser interpretada pelas pessoas.
Conhecer as posturas básicas e o que elas significam pode ajudar os pais dos gatos a lidar com problemas de forma mais eficaz e desfrute da companhia de seu gato de forma mais completa, porque eles podem entender um idioma comum.
Você também pode gostar:
Ameaças e agressões podem ser ofensivas ou defensivas.
Um gato ofensivamente agressivo tenta parecer maior e mais intimidante, enquanto um gato defensivamente agressivo adota uma postura de autoproteção e tenta parecer menor.
A seguir, são posturas típicas vistas na agressão felina. Uma regra é não tocar, tentar tranquilizar ou punir gatos que mostram essas posturas.
Posturas ofensivas incluem:
- Uma postura ereta e rígida nas pernas
- Pernas traseiras endurecidas, com a extremidade traseira levantada e as costas inclinadas para baixo em direção à cabeça
- A cauda é rígida e abaixada ou mantida diretamente no chão
- Olhar direto
- Orelhas verticais, com as costas ligeiramente para a frente
- Piloereção (penugem), incluindo pêlo na cauda
- Pupilas constritas
- Diretamente enfrentando o oponente, possivelmente se movendo em direção a ele
- Pode rosnar ou uivar
Posturas defensivas incluem:
- Agachar
- Cabeça enfiada
- Cauda curvada ao redor do corpo e escondida
- Olhos bem abertos com pupilas parcialmente ou totalmente dilatadas
- Orelhas achatadas lateralmente ou para trás na cabeça
- Piloereção (arrepios)
- Em um gato ansioso, os bigodes podem ser retraídos. Em um gato com medo, os bigodes podem avançar e avançar para avaliar a distância entre ele e o perigo
- Virar de lado para o adversário, não para frente
- Sibilar de boca aberta ou cuspindo
- Pode dar golpes rápidos com patas dianteiras, garras para fora
A agressão manifesta, seja defensiva ou ofensiva, inclui:
- Golpear com as patas
- Morder
- Combate
- Rosnar, gritar
- Arranhar
- Preparar para um ataque total rolar para o lado ou para trás e expor todas as armas: dentes e garras
- Nesta posição, seu gato pode tentar pegar sua mão e levar para sua boca para morder
Meu gato é agressivo
Dentro de cada gato de aparência macio e fofinho é um animal selvagem e agressivoapenas esperando para atacar. Para entender e alterar a agressão indesejada do seu gato, você precisa saber o que está por trás disso.
Causas do gato agressivo
Comportamento predatório
Os gatos são caçadores naturais que gostam de rastrear e matar.
Comportamentos predatórios, como ficar à espreita e repentinamente atacar uma criatura real ou imaginária, fazem parte da fiação interna do seu gato. Isso é bom até que a criatura imaginária se torne seu tornozelo.
Redireciona esta agressão com brinquedos concebidos para permitir que o seu gato ataque e morda com segurança, longe dos seus dedos e tornozelos. Exercícios e brincadeiras suficientes devem reduzir a necessidade do gato de atacar presas impróprias (como você)!
Território
Às vezes até gatos descontraídos e suaves tornam-se agressivos para proteger o que consideram seu território.
Exemplos disso são os gatos mamães que atacam para proteger seus gatinhos, ou o gato descontraído que de repente ataca quando ele espiona o cachorro do vizinho no quintal.
Ambos os casos podem ser ajudados pela introdução do “intruso” na situação do gato com cuidado, mostrando ao seu gato que nada de ruim vai acontecer quando o “vilão” entrar em seu território.
Medo
Os gatos podem se tornar agressivos por medo. Isso poderia resultar de manuseio descuidado ou socialização imprópria durante a infância.
Gatos que não tenham sido contidos até os vários anos de idade podem ser mais agressivos do que um gatinho que é tratado com frequência quando ainda é jovem. Superestimulação ou excitação também podem causar agressividade.
Às vezes, muita coisa não é boa.
Os gatos têm um limiar de estimulação - vá além, e seu gato vai deixar você saber. Saiba quais são os limites do seu gato e tente não ir além deles. Por exemplo, se ele gosta de ser acariciado ou arrumado por apenas alguns minutos, não acariciar o gato por muito mais tempo.
Gerenciando a agressão do seu gato
Os especialistas concordam que essas são algumas das melhores maneiras de gerenciar um gato agressivo:
- Consulte o seu veterinário sobre como interagir mais pacificamente com o seu gato.
- Converse com seu veterinário sobre uma dieta adequada para o seu gato.
- Jogue jogos (como um rato de brinquedo falso em uma linha de pesca) que incentivem o gato a caçar e atacar com segurança.
- Se o seu gato quiser jogar duro, pare de brincar com ele e vá embora.
- Remova o estresse do ambiente de mudança do seu gato tanto quanto você puder.
- Certifique-se de que seu gato seja esterilizado ou castrado.
- Alertar os visitantes sobre o que esperar do seu gato.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para seu veterinário - eles são seu melhor recurso para garantir a saúde e bem-estar de seus animais de estimação.