Gatos e problemas com esteroides
Esteroides podem ser tomados por via oral ou aplicados diretamente à pele do seu animal de estimação.
Esteroides podem fazer seu gato se sentir muito melhor quando ele está sofrendo de dor e irritação causada por inflamação, mas estas drogas poderosas são uma espada de dois gumes.
Os gatos podem ter reações negativas imediatas e a longo prazo ao tratamento do corticosteroide, é muito importante conversar com o seu veterinário sobre benefícios e riscos da medicamentação para seu gato. Consulte sempre um veterinário experiente sobre a saúde e o tratamento do seu animal de estimação.
Como funcionam os esteroides
Prednisona, dexametasona e triancinolona estão entre os corticosteroides mais comuns prescritos por veterinários. Os corticosteroides são baseados em torno da produção de um hormônio natural, chamado cortisona, que é fabricado pelas glândulas supra-renais do seu gatinho.
Você também pode gostar:
Esteroides artificiais suprimem o sistema imunológico do gato, o que reduz a gravidade da inflamação que se desenvolve em resposta a alergias, lesões e infecções. Esteroides são usados apenas como uma correção temporária em muitos casos, mas alguns gatos necessitam de doses regulares para meses ou mesmo anos.
Efeitos colaterais imediatos ao usar esteroides
Os gatos são um pouco mais resistentes do que os cães quando se trata de efeitos colaterais de esteroides, mas seu gatinho provavelmente terá pelo menos algumas dificuldades de ajuste para a medicação.
O gato provavelmente vai começar a beber mais água, assim você pode notar que ele vai fazer mais viagens para a caixa de areia para aliviar a si mesmo. Aumento do apetite, ganho de peso, e comportamento letárdico ou agressivo são outros efeitos colaterais comuns.
Os gatos raramente experimentam graves dificuldades digestivas de tomar esteroides, mas é possível que a droga possa induzir vômitos e diarreia.
Efeitos colaterais de longo prazo
O verdadeiro perigo de esteroides vem de uso a longo prazo. As drogas suprimem o sistema imunológico do seu gato, deixando o gato mais vulnerável a vírus, bactérias e outros patógenos infecciosos.
Complemente a sua leitura:
Os corticosteroides também podem tornar a pele do seu gatinho mais sensível, o que incentiva a perda de cabelo.
Aproximadamente 30% dos gatos no tratamento esteroide a longo prazo sofrem uma infecção de aparelho urinário (ITU). Enquanto um gato saudável só precisa ir para um checkup duas vezes por ano, os gatos que tomam esteroides devem ser vistos com mais freqüência.
Levar o seu animal de estimação frequentementeao veterinário para realizar testes da urina e de sangue para certificar que seu gatinho está segurando a medicamentação bem.
Prevenção
A melhor maneira de evitar danos causados por esteroides é usá-los o mínimo possível. Alguns corticosteroides, como prednisona, são particularmente perigosos para uso frequente, para que seu veterinário possa mudar a prescrição de esteroides para uma droga que seja um pouco mais fácil no corpo do seu animal de estimação.
Os tratamentos diários são reduzidos frequentemente a uma dose cada poucos dias para os gatos que precisam de tomar esteroides por muito tempo.
Busque uma solução permanente para o problema de saúde do seu gato, se possível. Quanto mais rápido o seu animal de estimação é tratado, menos esteroides ele terá que tomar.