Se alguma vez lhe disserem que gatos e mulheres grávidas não se misturam, tenha a certeza de que a pessoa que lhe disse isto não estava totalmente correta.
Embora seja verdade que você precise implementar algumas medidas de segurança, não há motivo para se livrar de seus gatos quando estiver grávida.
Além de ser desnecessário, mudar o visual de um animal de estimação devido à gravidez seria um transtorno para todos os envolvidos.
O que é toxoplasmose?
A principal preocupação em torno da gravidez e dos gatos é a doença toxoplasmose. A doença é causada pelo parasita Toxoplasma gondii.
A toxoplasmose em gatos raramente é um problema sério. Gatos adultos saudáveis geralmente não apresentam sintomas, mas os sinais potenciais incluem anormalidades nos olhos, diarreia, febre, dificuldade em respirar, icterícia e anormalidades neurológicas.
O Toxoplasma gondii é um parasita zoonótico, o que significa que os gatos portadores do Toxoplasma gondii podem transmitir às pessoas. Se infectada por este parasita pela primeira vez durante a gravidez, uma mulher pode abortar ou dar à luz uma criança com defeitos congênitos.
Embora isso pareça terrível, a realidade é que você tem mais chances de "pegar" a doença de carne mal cozida do que de seu gato. Isto é particularmente verdadeiro se o seu gato viver dentro de casa, pois os gatos fazem com que o parasita coma presas infectadas.
Você também pode gostar:
Se uma mulher já tiver sido infectada pelo parasita no passado, ser exposta a elaenovamente durante a gravidez não será problema. As mulheres podem fazer o teste de exposição no início da gravidez para saber o quão preocupadas elas precisam estar. Mesmo com um resultado de teste negativo, não há necessidade de evitar gatos. Tudo o que as mulheres precisam fazer é tomar algumas precauções simples para reduzir as chances de exposição e infecção.
Precauções para mulheres grávidas e gatos
Os gatos têm que comer presas infectadas para se tornarem portadores da doença, portanto, uma maneira de se proteger é manter seu gato dentro de casa. Se você preparar qualquer carne para si ou para o seu gato, certifique-se de que esteja bem cozido. É mais seguro oferecer à sua gata comida de gato comercial (não crua) durante a sua gravidez.
Uma vez que o parasita é transmitido de gatos para as pessoas através de fezes de gato, evitar a caixa de areia do gato também é uma boa maneira de prevenir a doença. Se você mora com alguém, pedir que assuma o dever de limpar o lixo do gato.
Se não for possível para outra pessoa assumir o cargo, considere o seguinte:
- Mantenha o seu gato dentro de casa: A toxoplasmose é rara entre os gatos somente de interior. É apenas derramado nas fezes de um gato durante algumas semanas após a infecção. Mantenha o seu gato dentro de casa durante a gravidez e não alimente o seu gato com carne crua ou mal cozida durante este período.
- Não lide com a caixa de areia durante a gravidez: Peça a um amigo ou membro adulto da família que assuma a manutenção da caixa de areia enquanto estiver grávida.
- Limpe a caixa de areia após cada uso: O parasita só se torna infeccioso de um a cinco dias depois de ser derramado nas fezes do gato, então se você pegar a caixa de areia logo após o gato usar, haverá menos risco.
- Use luvas e lave suas mãos: Sempre que você colher ou limpar a caixa de areia, use luvas descartáveis e depois lave as mãos imediatamente.
- Evitando a infecção da carne crua: Comer carne crua ou mal passada é a forma mais comum pela qual os humanos contraem toxoplasmose. Se você comer carne, lave todas as superfícies e utensílios que tocaram carne crua, e não prepare carne e alimentos crus como saladas na mesma tábua. Lave bem as mãos depois de manusear carne crua.
- Evite a infecção do solo: Se você mexe com o jardim, use luvas ao trabalhar no solo. O parasita da toxoplasmose vive na sujeira, então lave bem as mãos depois da jardinagem.
Evite muitas alterações
Complemente a sua leitura:
Mantenha a rotina do seu gato a mesma tanto quanto possível. Uma rotina previsível reduz o estresse de um gato e impede uma série de problemas.
Peça a outras pessoas para ajudar a garantir que seu gato seja alimentado, escovado e entretido da maneira habitual.
Não exagere e dê ao seu gato um extra, compensando a atenção antes da chegada do bebê, pois será impossível mantê-lo assim que você tiver o bebê em casa.
Mas alistar membros da família para ajudar seu gato a se sentir como um membro valioso da família.
Deixe que todos os adultos e crianças da sua casa saibam como podem ajudar a manter seu gato e seu bebê seguros, felizes e em condições de paz.